Início do conteúdo

UFPel apoia Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção

embrapa_umA Universidade Federal de Pelotas (UFPel) confirmou o apoio ao 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, que ocorrerá de 6 a 8 de julho em Pelotas. A participação da Universidade foi reiterada durante encontro do reitor, Mauro Del Pino, com representantes da Embrapa Clima Temperado, entidade responsável pela realização desta edição do evento.

embrapa_doisParticiparam da reunião o presidente da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, Lírio José Reichert, que também é analista em Agroecologia e atua na área de Transferência de Tecnologia da Embrapa, o chefe adjunto de Administração da Embrapa, José Dias Vianna Filho, e o assessor Mauro Nolasco.

O evento congrega pesquisadores do país inteiro de dois em dois anos. Esta será a primeira edição no Rio Grande do Sul. Trata-se de um espaço de reflexão sobre o conhecimento técnico-científico e inovações recentes no campo da produção, comercialização e consumo de alimentos com qualidade – seguros, saudáveis e nutricionais -, assim como a proposição de estratégias de desenvolvimento que proporcionem uma melhor qualidade para as populações rurais e urbanas, com respeito ao meio ambiente.

Durante o Congresso, serão realizadas palestras e mesas-redondas com especialistas do Brasil e do exterior que abordarão temas como a nova questão agrária no país, mercados institucionais e cadeias curtas – mercados, tendências e consumo -, abordagem sistêmica e políticas públicas e abordagem sistêmica na pesquisa e na extensão.

O evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais das áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. A intenção é oportunizar integração, socialização de experiências, relatos e apresentação de trabalhos técnicos científicos e visitas técnicas.

O Congresso busca, explica o presidente, discutir temas relevantes para a sociedade à luz de uma abordagem sistêmica, contemplando alimentação saudável, produção agroecológica e agricultura familiar, por exemplo. Destaques do encontro serão os pesquisadores Xavier Simón Fernandez, da Espanha, e Marcel Mazoyer, da França – este último, autor da obra História das Agriculturas no Mundo.

São esperadas cerca de 400 pessoas de todo o país. O evento será sediado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), também apoiadora da atividade.

Inscrições
O período para envio de trabalhos foi prorrogado até o dia 18 de abril. Inscrições para o evento podem ser feitas diretamente no site, onde também está disponível a programação completa e outras informações.

 

Publicado em 06/04/2016, na categoria Destaque.