Estudante é selecionado para Programa de Embaixadores Choice

O estudante do oitavo semestre de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Vitor dos Santos Cintra Lima, foi selecionado entre universitários de todo o Brasil para participar do Programa de Embaixadores Choice.

A iniciativa é vinculada à organização sem fins lucrativos Artemisia, que atua com a disseminação e o fomento de Negócios de Impacto Social (NIS) no Brasil. O Programa tem como objetivo disseminar o conceito de Negócios de Impacto Social em diversas regiões do país através de palestras e workshops ministrados pelos próprios estudantes do Programa para outros universitários, empreendedores, professores e a comunidade, e dessa forma impactar mais pessoas e esclarecer o conceito de NIS.

Neste semestre, foram mais de 370 universitários inscritos de todo país, sendo 95 selecionados para atuarem como Embaixadores Choice. O processo ocorre através preenchimento de formulários, vídeo de apresentação e entrevista.

De acordo com Lima, os embaixadores Choice atuam na disseminação do conceito de NIS, trazendo cases de sucesso e fomentando o debate dentro das instituições de ensino de suas regiões. Esses embaixadores já estão fazendo palestras e workshops em quase todo o país, buscando impactar o máximo de universitários durante os três meses de duração do Programa. Além disso, desenvolvem características pessoais e profissionais ao atuarem como organizadores, facilitadores e comunicadores das palestras e workshops.

Os próximos passos do acadêmico da UFPel incluem articular redes, conversas com professores, Diretórios e Centros Acadêmicos, Empresas Juniores e outros que se interessem em conhecer melhor o Programa e aprofundar o conhecimento sobre NIS. Para isso, deverá propor ações em sala de aula, eventos, semanas acadêmicas ou outras iniciativas. “Estou à disposição para conversar com todos, na retirada de dúvidas e esclarecimento”, destaca.

Negócios de Impacto Social
Na visão da Artemisia, Negócios de Impacto Social desenvolvem produtos ou serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade social, econômica e de acessibilidade. Empreendedores de NIS possuem a intenção clara de causar impacto social, aliando potencial de escala e rentabilidade em um só negócio.

Segundo Lima, é importante desmitificar diversas ideias em relação à capacidade de impactar a sociedade. “Os estudantes devem conhecer essas oportunidades de empreendedorismo e ter em mente que essa pode ser, sim, uma linha profissional, independentemente do curso em que está se graduando ou se especializando”, afirma. Além disso, aponta, o Programa conta com diversas maneiras de desenvolvimento profissional e pessoal, sendo uma oportunidade para quem quer sair da “zona de conforto” durante os anos de formação profissional.

Publicado em 31/03/2016, na categoria Notícias.