Última manhã do Forplad tem apresentação de projeto da UFPel

DSC_6802 (1024x678)  A edição do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração realizada em Pelotas, fruto de uma parceria entre a Universidades Federais de Pelotas e Rio Grande, chegou, nesta quinta-feira (10), à sua última manhã. Dentro da programação houve o relatório das atividades dos grupos temáticos e a apresentação do Programa de Bom Uso Energético (Proben) da UFPel, projeto modelo para diversas instituições do país.

Logo no início das atividades, o professor Antônio Cesar da Silva, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, realizou painel sobre o funcionamento e os resultados do Proben, programa institucional da UFPel de racionalização do uso de energia elétrica e que, desde a sua implantação, já proporcionou uma economia de mais de R$ 3 milhões. “Usar melhor os recursos que temos é a base do Proben”, destacou ele, quando iniciava sua fala.

Existente desde 2006, como um projeto de ensino, e institucionalizado em 2011, o programa conseguiu realizar a redução de custos na área, reconhecida como um dos mais dispendiosos na estrutura da organização. As duas pontas de ação do Proben são a educação dos usuários e a adoção de tecnologias modernas, que reduzem o gasto energético. Além disso, o programa premia economicamente as unidades que mais economizem.

DSC_6862 (1024x678)Desde a sua implantação, o programa vem se tornando referência. Um dos frutos é a instalação do Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (Linse), acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como organismo capaz de inspecionar e certificar edificações quanto à sua eficiência energética. Atualmente, são apenas três locais capazes de tal atividade, sendo que o Linse é o único ligado à uma organização pública federal.

Outra conquista que a Universidade Federal de Pelotas firmou convênio com os ministérios de Planejamento e Meio Ambiente para a implantação do Proben nas edificações de diversos órgãos do governo federal em Brasília. Apesar das adaptações necessárias à realidade local, os princípios norteadores seguem os mesmos.

Grupos temáticos

A programação da manhã foi encerrada, logo após o intervalo, com a apresentação das atividades conduzidas junto aos grupos temáticos, realizadas na terça-feira (8). O relato da Comissão de Planejamento trouxe basicamente os informes sobre as composições dos grupos nacional e regionais. Já a Comissão de Administração trouxe discutiu a realização de encontros regionais de gestores de compras, de forma a articular compras compartilhadas entre universidades próximas, e a redução dos gastos com publicações na Imprensa Nacional, a partir de um estudo mais profundo nas necessidades expressas na legislação.

DSC_6928 (1024x678)O momento também serviu para o lançamento do Manual de Fiscalização de Contrato das Instituições Federais de Ensino Superior, material que reúne legislação, normas e procedimentos relacionados à área dos contratos. “É o coração de tudo: a universidade toda funciona a partir dos contratos que estabelece”, explica Tânia Mara Francisco, diretora do Escritório Técnico de Apoio à Gestão e Assuntos Estratégicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), integrante da comissão que elaborou o documento. A ideia, surgida dentro de discussões feitas em reuniões anteriores do Forplad, é ajudar as pró-reitorias a solucionarem problemas e dúvidas relacionadas a contratos.

Publicado em 10/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.