Relatos e grupos de trabalho marcam as atividades da tarde do segundo dia do FORPLAD

DSC_6677 (1024x678)Na tarde desta quarta-feira (9), dando continuidade ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD), ocorreram os relatos da Comissão de Modelos, coordenados pela professora Alda Maria Sanchez e, em seguida, do coordenador nacional, Tomás Dias Sant’Ana.

DSC_6686 (1024x678)A Comissão de Modelos é um grupo que se reúne para estudar as atividades entre os fóruns. O último FORPLAD ocorreu em Minas Gerais em novembro de 2015. As informações trazidas pela coordenadora trataram das atividades desse período.

Alda Maria explanou que o trabalho está sendo apoiado sobre as matrizes EAD, Colégios de Aplicação e Hospitais Veterinários e, ainda, assistência estudantil. A seguir, a coordenadora demonstrou aos presentes as linhas estratégicas para estudo e acompanhamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tendo em vista a otimização dos dados disponíveis para atender o que está disposto no decreto 7.233, que delibera sobre questões orçamentárias e financeiras relacionadas à autonomia da gestão administrativa e financeira das universidades. “Será que os índices de qualidade estão refletindo a qualidade do Sistema? perguntamos. E a resposta foi sim”, declara.

Em seguida, o coordenador nacional, Tomás Dias Sant’Ana, colocou dados significativos sobre o FORPLAD encaminhando discussões importantes que devem ser feitas durante o evento. Entre elas, a avaliação do último Fórum realizado em 2015, em Ouro Preto, Minas Gerais, apresentação dos novos Pró-Reitores e outros encaminhamentos organizacionais. Sant’Ana fez um apelo aos Pró-Reitores presentes para a participação nas ações do FORPLAD para garantir os resultados nas áreas de Planejamento e Gestão Financeira. “A matriz precisa sofrer adequações e melhorias, pois, se a base é o aluno, as melhorias vão ajudar nesses requisitos”, aponta.

No segundo memento da tarde, os participantes se dividiram em dois grupos para realizarem as reuniões temáticas. Uma foi sobre administração e outra discorreu a respeito de planejamento e avaliação.

A reunião do grupo de administração foi mediado pela coordenadora Nídia Majerowicz. Durante a reunião, foram pautadas as questões sobre o levantamento dos serviços terceirizados das IFES, o encontro regional de gestores de compras, gastos com publicações na imprensa nacional, capacitação de servidores para avaliação de imóveis e a lei 13.243, que trata do novo marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dessa reunião foi escolhida uma comissão que estudará de forma mais específica esses temas.

Para a coordenadora, a reunião foi bastante positiva. “Nós conseguimos tratar de uma pauta que foi desenvolvida durante o FORPLAD contando com a participação efetiva dos membros do grupo de trabalho”, avalia.

Publicado em 10/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.