Defesa de tese: Influência da ordem de nascimento e do número de irmãos na composição corporal de adolescentes

Ser filho único influencia a dieta e a composição corporal na adolescência

Durante a adolescência ocorrem várias mudanças físicas e comportamentais, como aumento das necessidades nutricionais, mudança nos hábitos alimentares e no estilo de vida, além de mudança na composição corporal (aumento da massa magra nos meninos e da massa gorda nas meninas), o que faz com que esse período da vida requeira uma maior atenção.

Estudos mostram que os adolescentes brasileiros estão ingerindo alimentos calóricos e pouco nutritivos, como refrigerantes, doces e salgadinhos, e que 1 a cada 5 jovens têm sobrepeso e obesidade. Dentre os fatores associados à obesidade e à escolha alimentar, está o ambiente familiar.

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas avaliou a influência da ordem de nascimento e número de irmãos na composição corporal e dieta de adolescentes aos 18 anos de idade participantes da Coorte de Nascimentos de 1993 de Pelotas, um estudo que acompanha as pessoas que nasceram na cidade de Pelotas no ano de 1993. O estudo foi realizado pela aluna de doutorado, Fernanda de Oliveira Meller, sob orientação do Prof. Dr. Fernando Barros e da Profª. Drª. Maria Cecília Formoso Assunção. A pesquisa contou, também, com a participação do Prof. Dr. Darren Dahly da University College Cork, Cork, Irlanda.

O estudo mostrou que o número de irmãos que o adolescente tem, e não a posição que ele ocupa na família (ordem de nascimento), afeta a sua composição corporal. Adolescentes filhos únicos de ambos os sexos apresentaram maior índice de massa gorda (gordura corporal) quando comparados àqueles que tinham irmãos. Meninas filhas únicas tiveram menor índice de massa livre de gordura, enquanto os meninos filhos únicos tiveram maior índice de massa corporal (IMC).  Além disso, adolescentes com maior número de irmãos tiveram uma maior diversidade na dieta, ingerindo não somente alimentos dos grupos “Proteína e fast foods” (caracterizado por carnes, hambúrguer, cachorro-quente, bacon) e “Doces, refrigerantes e produtos lácteos” (caracterizado por refrigerante, sorvete, bala, leite, queijo) como também do grupo “Frutas e vegetais” (caracterizado por banana, laranja, tomate, vegetais). Os autores concluíram que o número de irmãos influencia tanto a composição corporal quanto a dieta dos adolescentes. Assim, especial atenção deve ser dada aos adolescentes filhos únicos, a fim de prevenir a obesidade.

Título: Influência da ordem de nascimento e do número de irmãos na composição corporal de adolescentes.

Banca: Samanta Madruga, Fernando Wehrmeister, Elaine Tomasi

Orientador: Fernando Barros

Local: Auditório Prédio B

Data:14/03/2016

Hora:08:30h

Apresentador: Fernanda de Oliveira Meller

Fonte: PPGE

Publicado em 25/02/2016, na categoria Notícias.