UFPel e comunidades organizam acolhida para quilombolas e indígenas

acolhida_quilombolas_indígenasIntegrantes das comunidades indígenas e quilombolas estiveram reunidos nesta segunda-feira (22) com representantes da Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O encontro tinha a proposta de avaliar os processos que envolvem o ingresso e a permanência desses grupos na Universidade, além de pensar e organizar uma acolhida para os estudantes dessas etnias.

Conforme a chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da CAPE, professora Georgina Nunes, a intenção é fortalecer cada vez mais o vínculo entre a Universidade e as comunidades – que, salientou, também são responsáveis por acompanhar os candidatos por elas indicados durante sua vida acadêmica.

A acolhida aos acadêmicos indígenas e quilombolas deverá ser realizada no dia 18 de março – data ainda a ser confirmada – e contará com rodas de conversa, manifestações artísticas e outros elementos culturais específicos desses povos. “As famílias estarão aqui, reforçando essa política e a importância desse processo seletivo, marcando o fortalecimento político deles nesse espaço”, destacou.

Além de representantes das comunidades, deverão estar presentes, também, gestores, alunos que já ingressaram pelo processo específico e representantes governamentais. É esperada a presença da secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SECOMT/SEPPIR), Givânia Silva.

Publicado em 23/02/2016, nas categorias Destaque, Notícias.