Reitor recebe equipe que participou do Fórum Social Mundial

DSC_0075Na sexta-feira (5), em seu gabinete, o reitor Mauro Del Pino recebeu a visita de membros da comitiva formada por estudantes, professores e representantes dos movimentos sociais que fazem parte do Fórum Social da UFPel e que participou do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, de 19 a 23 de janeiro.

Na visita, os membros da comitiva entregaram ao reitor o Kit com materiais utilizados no FSM e um relatório com a participação efetiva da equipe com fotos do evento. O objetivo desta participação no FSM foi de divulgar o Fórum Social da UFPel , cujo congresso será realizado em abril.

A estudante Vanessa Gonçalves relatou que a organização da equipe foi muito elogiada, recebendo o título de Estrutura mais organizada do Fórum. “É um momento altamente histórico e mostra a verdadeira índole da instituição,” comenta.

Também foi relatado pela equipe que as tônicas dominantes do FSM foram a defesa da democracia e o diálogo com a sociedade.

A comitiva contou com a participação de rapers de Pelotas, que se apresentaram no evento e participaram de todas as palestras. Entre eles, João Vítor Silva de Jesus, que agradeceu a oportunidade de estar ligado à Universidade mesmo sem ainda ser estudante. Ele confessa que como jovem da periferia, a Universidade para ele parecia algo distante de sua realidade. “Quero continuar estudando e em breve estar aqui, como aluno, falando de igual para igual,” declara João Vítor.

A participação da UFPel neste evento foi considerada como de vanguarda na atividade de inclusão. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, tendo como horizonte os desafios e conquistas na construção do Fórum Social da UFPel, acolheu de forma positiva a participação desta equipe como forma de materialização deste trabalho. Segundo ela, agregar integrantes da comunidade ao projeto da Universidade é uma forma de cristalizar as relações em vista de um futuro. Esta participação “tem que estar ligada com a ideia de criar uma estrutura a fim de fazer uma UFPel mais viva,” declara a pró reitora.

Del Pino elogiou a postura do grupo e incentivou a continuidade do projeto, tendo em vista o alargamento dos laços entre a Universidade e a comunidade. “É fundamental que a Universidade deixe de ser mera reprodutora das relações sociais e se prepare para ser agente de transformação social,” aponta o reitor.

O grupo frisou que a construção do trabalho contou com a participação do coletivo Horto do Capiroto, do Movimento Negro e do Movimento de Hiphop. Na ocasião também foi deliberada a proposta de se construir um projeto de encontro de negros da UFPel. A proposta foi acolhida pelo reitor, que sugeriu a continuidade do diálogo com as demais instâncias que debatem o assunto dentro e fora da Universidade.

Publicado em 10/02/2016, nas categorias Destaque, Notícias.