Café com a Direção traz a retrospectiva 2015 do HE

04Os desafios e conquistas do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) – filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – passaram diante dos olhos dos colaboradores na manhã desta sexta-feira (05). O Café com a Direção, encontro periódico que aproxima funcionários de diversos setores com a gestão do Hospital, teve como tema especial a Retrospectiva 2015.

05Um vídeo mostrou, mês a mês, os principais acontecimentos do HE, como obras, eventos beneficentes, projetos sociais, ações de humanização, reforma do Ambulatório de Pediatria, o novo Serviço de Radioterapia e a assinatura da construção do Bloco 3 das novas instalações do Hospital Escola, entre outros momentos marcantes.

07A superintendente do HE, Julieta Fripp, salientou que as muitas realizações de 2015 foram fruto de um trabalho coletivo. “Todos os que atuam no Hospital sabem que são sujeitos nesse processo”, pontuou, lembrando que uma das conquistas significativas foi o aumento em quase R$ 1 milhão na contratualização do Hospital, que será de R$ 2,5 milhões.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, disse que a expectativa é de que 2016 consiga superar 2015. “Pelo visto, vamos ter que trabalhar muito”, descontraiu, em vista às numerosas realizações exibidas no encontro. Para o dirigente, o relatório foi comovente por evidenciar uma postura sem precedentes na história do Hospital, mesclando iniciativas relevantes não só dentro do Hospital, mas fora dele. “O HE cumpre um papel estratégico na promoção da saúde pública, na formação de profissionais, e levando qualidade de vida para a comunidade com diversas ações. Isso não aconteceria se vocês [os colaboradores] não fossem protagonistas”. Para o reitor, trata-se de um privilégio ter um Hospital que possui a vontade de cada vez mais contribuir para a saúde, direito fundamental de todo cidadão. O reitor falou, ainda, sobre o crescimento da instituição de saúde com sustentabilidade, a chegada de novos funcionários e o planejamento realista e responsável.

Na ocasião, a superintendente do Hospital anunciou o novo tema dos encontros do Café com a Direção: “valorização profissional”. Até então, o fio condutor dos eventos trazia olhares do cotidiano do HE. A ação será direcionada, inicialmente, para aqueles serviços que têm atuação 24 horas no Hospital.

Agradecimentos e perspectivas
Para a gerente de Ensino e Pesquisa, Camila Schwonke, apesar da crise que vem sendo sentida nas instituições de saúde, a grande resiliência do HE é colocar seu foco no usuário. Assim, afirmou, o pensamento de trabalho se torna amplo e sistêmico. “Quando olhamos a retrospectiva vemos como o tempo passa rápido. Aquilo que estávamos discutindo já se realizou e agora estamos projetando outras coisas. Esperamos mais sucesso para 2016 e cada um de nós motivado para isso”, disse.

O gerente de Atenção à Saúde, Eduardo Machado, destacou o crescimento do HE mesmo em um período difícil e as ações de qualidade, que, muitas vezes, independem de verba. Ao agradecer o apoio do reitor, também falou sobre a gratidão a cada pessoa que ajuda na construção desse trabalho. “Para 2016, temos novas perspectivas, estamos crescendo, nos qualificando, e isso está nos fazendo cada vez mais fortes”, comentou.

Essa foi a 12ª edição do Café com a Direção, que vem sendo promovido há cerca de dois anos pelo HE. Em breve, o vídeo da Retrospectiva 2015 estará disponível no canal do HE no Youtube.

Publicado em 05/02/2016, nas categorias Destaque, Notícias.