UFPel terá, em 2016, mestrado profissional em Administração Pública do Profiap

DSC_0013DSC_0023A Capes acaba de informar o resultado da análise de mérito referente à seleção de novas instituições para expansão do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – Profiap.  A UFPel teve sua adesão aprovada, podendo ofertar 15 vagas na modalidade semipresencial a partir de 2016. Para anunciar a aprovação, a Reitoria recebeu, na tarde desta quarta-feira (23), representações da Asufpel, da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS), e da direção da Faculdade de Administração e Turismo (FAT), entidades presentes na comissão encarregada de elaborar a proposta de adesão da Universidade ao Programa. Também formaram esta comissão específica, presidida pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eugênia Dias, representantes do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O mestrado profissional em Administração Pública tem como objetivo “capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas, contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas e disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública”. Assim, esse será um instrumento importante para oportunizar a qualificação dos TAEs da UFPel e das instituições da região, com impacto direto na qualidade dos serviços prestados.

Para a coordenadora geral da Asufpel, Teresa Fujii, a realização do curso atende a uma luta de 12 anos. “É um objetivo agora conquistado”, observou. Ela parabenizou a Administração Superior da Universidade pela “compra da ideia” do oferecimento do mestrado e disse que a categoria ganhará muito.

A componente da CIS Heloísa Rocha destacou a ação da Reitoria para montar o grupo de trabalho que atuou na solicitação da adesão da UFPel ao Programa. Já a diretora da Faculdade de Administração e Turismo, Simone Portella, considerou que a partir de agora abrem-se possibilidades importantes com o mestrado profissional e disse que a pós-graduação produzirá novos processos que melhorarão as ações na Universidade.

A diretora lembrou que as inscrições para o próximo teste da Anpad (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração), que ocorre várias vezes ao ano e que é um critério de seleção para o Mestrado, encerram-se em 19 de janeiro, com a prova ocorrendo em fevereiro. O Edital de Seleção deverá ser publicado pela Profiap em março. Durante o encontro, foi cogitada a possibilidade de a Universidade oferecer um cursinho preparatório para o teste.

Para o reitor Mauro Del Pino, essa importante conquista é resultado de mais um esforço conjunto articulado pela Reitoria.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eugênia Dias, “esta ação expressa o compromisso da UFPel para com a qualificação e o desenvolvimento dos servidores de forma alinhada ao desenvolvimento institucional”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, comemorou a conquista. “A oportunidade da qualificação com mestrado nesta área é uma demanda antiga dos nossos servidores, por isso temos muito o quê comemorar. A partir do próximo ano, iremos nos concentrar em encarar os desafios que esta nova conquista nos impõe”, registrou. O pró-reitor também destaca outras iniciativas da gestão para ampliar as oportunidades para servidores ingressarem no mestrado ou no doutorado.

Segundo relata, os servidores da UFPel estão isentos, desde 2014, de taxas de inscrição nos processos seletivos para alunos especiais nos programas de pós-graduação da UFPel. Além disso, a PRPPG elaborou proposta, atualmente em discussão na Câmara Stricto Sensu, da criação de cotas de vagas adicionais nos mestrados e doutorados da instituição direcionadas para servidores.

O resultado está disponível no link http://www.profiap.org.br/index.php/ultimas-noticias/item/download/50_ef19b54c8e6364422fef11b17ab133f0 .

Saiba mais sobre o curso em http://www.profiap.org.br/  .

Saiba mais sobre o teste da Anpad em http://www.anpad.org.br/~anpad/teste_anpad.php  .

Publicado em 23/12/2015, nas categorias Destaque, Notícias.