UFPel está entre as melhores do Estado

DSC_0044-200x133A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está entre as melhores instituições de ensino superior gaúchas na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A UFPel está em sexto lugar no ranking geral de notas.

A UFPel atingiu o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), usado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar o desempenho do Ensino Superior no país. As notas 4 e 5 são consideradas excelentes. O IGC é um indicador construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

A avaliação levou em conta os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014 de cursos nas páreas de exatas, humanas e biológicas.

A UFPel também teve destaque nos cursos de mestrado e doutorado avaliados pelo MEC/Inep através do IGC e melhorou seu desempenho em comparação a 2013. A Universidade conquistou nota 4,4 no mestrado, cuja nota anterior era de 3,9, e 4,8 no doutorado, quando anteriormente era 3. A UFPel ficou entre as dez melhores do estado nesses quesitos. Na graduação, a UFPel obteve a média de 2,9.

Na avaliação do reitor Mauro Del Pino, o desempenho da Universidade está ligado ao esforço articulado entre a administração e os colegiados na qualificação dos processos educativos, além de investimentos na melhoria da infraestrutura. Segundo ele, a intenção é atingir o conceito 5 por meio da definição de ações estratégicas ligadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Publicado em 23/12/2015, nas categorias Destaque, Notícias.