Evento marca um ano de atuação da Banca 78 do APL Alimentos

_DSC3291_DSC3317Com o objetivo de proporcionar um local voltado para a comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar, há um ano foi criada a Banca 78 do Arranjo Produtivo Local de Alimentos da Região Sul, situada no Mercado Público de Pelotas, que conta com a articulação de diferentes instituições, entre estas a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), EMATER-RS-ASCAR, Embrapa, Instituto Federal sul-rio-grandense e Fundação Universidade do Rio Grande (FURG). Buscando comemorar este um ano de atividades e o aumento de 340 por cento nas vendas, nesta quinta-feira (17), o local recebeu diversas atrações em conjunto com o evento em alusão ao Dia do Bioma Pampa.

Na comemoração de aniversário da banca 78 os presentes, além de provarem bolo e salgados feitos com os produtos comercializados no local, também tiveram a oportunidade de escutar representantes das diferentes instituições que auxiliam a Banca 78, sendo enfatizado o local como um contribuinte para o fortalecimento da agricultura familiar, visto que na banca são comercializados produtos de 19 cooperativas regionais, agregando mais 850 famílias.

De acordo com Edson Nascimento, técnico da EMATER, a UFPel possui uma grande importância no que diz respeito ao fortalecimento da agricultura familiar, tanto por estar presente desde o início do projeto da Banca 78, e por incentivar no Restaurante Universitário a utilização de produtos provenientes da agricultura familiar.

Banca 78

Embora a Banca 78 esteja atuando há um ano no mercado público de Pelotas, o seu projeto vem sendo discutido desde 2012, quando foi organizada a Unidade de Cooperativismo e um grupo de trabalho sobre a temática. Com a revitalização do Mercado Público, a Prefeitura Municipal de Pelotas cedeu um espaço para a Emater e para Cooperativas, que junto com o auxilio das instituições colaboradoras veio a ser a Banca 78.

A colaboração da UFPel com o projeto da banca também começou em 2012, e hoje, a Universidade auxilia partir de estagiários, professores e também de pesquisas sobre a temática.

Em 2014 a Banca iniciou as suas atividades com 14 empreendimentos, e hoje conta com 19 cooperativas. Todos os produtos comercializados no local são entregues pelos próprios agricultores, sendo estes diversos, como hortifrutigranjeiros, geleias, biscoitos, sucos, pães e conservas. O horário de atendimento ao público é de segunda à sexta, das 9h às 18h30, sem fechar ao meio dia. Aos sábados abre das 10h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações pelo facebook.com/banca78 .

Publicado em 18/12/2015, na categoria Notícias.