Início do conteúdo

Estreia em Portugal documentário produzido por professora do Centro de Artes

grande_legadoEstreou em Setúbal (Portugal), no Cinema Charlot, no dia 9 de dezembro, o documentário “O Grande Legado”. A obra foi assistida por mais de 150 pessoas. Trata-se do Trabalho de Conclusão do Estágio de Pós-Doutoramento realizado pela docente do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rosemar Gomes Lemos. Ela realizou seu pós-doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na área de Ciência da Arte e do Patrimônio, a partir da Bolsa de Pós-Doutorado concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

“O Grande Legado” resultou de uma investigação etnográfica envolvendo oficinas de educação patrimonial, festas tradicionais do município e os depoimentos de 48 entrevistados (portugueses, angolanos, cabo-verdianos, moçambicanos e brasileiros), que falaram sobre suas origens e manifestações culturais em Setúbal nos campos da culinária, música, vestuário e festas tradicionais.

O documentário faz parte do projeto de pesquisa interdisciplinar “Patrimônio, Cultura e Sustentabilidade: Análise da Construção Identitária e Social de cidades litorâneas no processo de globalização – Pelotas (BR), Rio Grande (BR) e Setúbal (PT)”. O projeto envolve as duas universidades, focando-se no Patrimônio Histórico Imaterial dessas três localidades, analisando suas semelhanças e diferenças. “O Grande Legado” será utilizado como material didático na UFPel.

Participaram da equipe de produção os professores da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa Fernando António Baptista Pereira e Ana Duarte António, além das estudantes portuguesas Soraia Cesário, Mara Lucia Gomes e Vera Moniz, a antropóloga Lucinda Fernandes Duarte Fernandes e o professor Nuno Salgado.

No Brasil, participaram os professores da UFPel Caroline Bonilha (Centro de Artes), Carolina Baptista Gomes (CDTec), Etiene Marroni (Centro das Engenharias), Rosane Rubert (ICH); e a pós-graduanda em Artes Nadiele Ferreira Pires (UFPel), a mestranda em Geografia Luciana Tedesco (FURG), o acadêmico em Geoprocessamento Luiz Filipe Rodrigues e o técnico em Artes Visuais Renan Lemos.

Veja o trailer do documentário aqui: https://vimeo.com/147192023.

Publicado em 17/12/2015, na categoria Notícias.