Início do conteúdo

Epidemiologia realiza pesquisa sobre a saúde da população rural de Pelotas

pop_ruralO Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel) inicia, a partir de dezembro, a coleta de informações para a Pesquisa sobre Saúde da População Rural de Pelotas. Entrevistadoras da pesquisa vão visitar aproximadamente 1,1 mil domicílios, distribuídos em toda a zona rural, para reunir dados sobre a saúde e o estilo de vida dos moradores.

A pesquisa será realizada em duas etapas. A primeira consiste em um levantamento de informações de apoio para o estudo, como a localização das casas e o nome dos moradores. A segunda, com início em janeiro de 2016, compreende a realização das entrevistas domiciliares e coleta de dados sobre utilização e acesso a serviços de saúde, qualidade de vida, qualidade do sono e da alimentação, consumo de álcool e cigarro, depressão, obesidade corporal e abdominal e prática de atividades físicas.

A Pesquisa sobre a Saúde da População Rural de Pelotas faz parte das atividades do Mestrado em Epidemiologia da UFPel e dá continuidade à série de investigações de saúde da população de Pelotas, iniciada em 1999. A expectativa da coordenação da pesquisa é de que até maio de 2016 os dados estejam disponíveis para início das análises. Os primeiros resultados devem ser divulgados até o final do ano de 2017.

Como identificar as entrevistadoras
Todas as entrevistadoras da Pesquisa sobre Saúde da População Rural usarão crachá e camiseta com o nome do estudo e portarão uma carta de apresentação. Em caso de dúvida, os moradores também poderão confirmar a identidade das entrevistadoras e obter mais informações sobre a pesquisa pelos telefones 3284-1334 e 3284-1338 em horário comercial. O PPGE garante o sigilo de todas as informações prestadas pelos participantes da pesquisa.

Publicado em 30/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias.