Início do conteúdo

UFPel celebra 2 mil especialistas em Saúde da Família

umEles são dois mil profissionais capacitados para atender a atenção básica e propor melhorias em processos e ações que beneficiam diretamente a vida dos brasileiros. A marca de profissionais qualificados em quatro anos do curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi comemorada nesta quinta-feira (26). Na ocasião, foi apresentado o novo mestrado profissional na área, que deve começar já em 2016.

doisA especialização é realizada em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e alcançou, nesse período, 25 estados brasileiros e 722 municípios de norte a sul – onde os profissionais atuaram durante a formação. A coordenação do curso estima que 8 milhões de usuários do SUS foram beneficiados com a iniciativa. Atualmente, a UFPel é responsável por ministrar o curso a distância nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rio Grande do Norte, Piauí, Roraima e Rio Grande do Sul – com exceção da região metropolitana.

tres“É uma grande satisfação fazer esse balanço e ver tudo que se produziu”, disse a coordenadora da especialização, Anaclaudia Fassa, ao explanar aos presentes sobre a natureza e as conquistas do curso. Dividida em duas grandes áreas – saúde coletiva e prática clínica -, a especialização, afirmou, promove a intervenção abrangente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até agora, mais de 1,8 mil delas receberam atividades dos especializandos. O tema da intervenção é ligado a alguma melhoria que o aluno identifica necessária no serviço – seja na parte de organização e gestão, seja no monitoramento ou em ação de saúde diretamente. “Vemos o especialista como um multiplicador, que pode replicar o processo em outros locais e junto à formação de equipes”, pontuou.

quatro-editA maior parte das intervenções estava relacionada a prevenção da diabetes, pré-natal e puerpério, e prevenção do câncer de mama.

Anaclaudia mencionou, ainda, os desafios pedagógicos e estruturais, e as conquistas – como a ampliação da cobertura vacinal e da primeira consulta odontológica para gestantes e o intenso envolvimento das equipes. “São coisas básicas previstas em protocolos, mas que não eram realizadas”, disse. A coordenadora apresentou depoimentos de especializandos e agradeceu aos alunos, aos 250 orientadores e toda a equipe envolvida. “Não fosse o esforço de cada um, não estaríamos comemorando dois mil especialistas”.

Mestrado Profissional
A qualificação na área segue alcançando conquistas. O Mestrado Profissional em Saúde da Família, recentemente aprovado, começará a funcionar já no ano que vem. O curso estará calçado nos eixos gestão, atenção à saúde e educação. A proposta é formar preceptores e docentes para trabalhar diretamente com o segmento.

Conforme o coordenador interinstitucional do mestrado, Luiz Facchini, o país dispõe de 40 mil equipes de Saúde da Família, mas até agora nenhum curso voltado para formar docentes que pudessem trabalhar com os futuros profissionais. “De nada serviria nosso trabalho se ao fim e ao cabo a população não fosse beneficiada. Esse é o elemento fundamental e o nosso compromisso”. Ele falou, ainda, sobre a crescente demanda de articulação com outros países e a possibilidade de cooperação, e que a criação do mestrado reforça a relevância da UFPel na área da educação a distância.

A população ganha
Presente na cerimônia, o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, destacou que a origem da proposta dos cursos da área era preparar profissionais mais responsivos às necessidades de saúde da população. Isso está diretamente relacionado à formação continuada, que, segundo ele, vinha ocorrendo, conforme apuração do jornal Folha de São Paulo, pelas visitas de representantes das indústrias farmacêuticas. “Insistimos para ter universidades do peso e da competência da UFPel conosco. Tínhamos que ter ícones, referências nessas áreas, de altíssima qualidade, assim como a UFPel”, elogiou, referenciando, ainda, a seriedade do curso. “Agradeço, em nome do SUS, a grande contribuição que essa Universidade tem dado ao desenvolvimento da saúde de seu país”.

Durante a cerimônia, o reitor Mauro Del Pino destacou o protagonismo da UFPel na qualificação do SUS no país, salientando que a iniciativa resulta de um conjunto de ideias e esforços originados no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina. Ao mesmo tempo, o reitor registrou a experiência adquirida em EaD, que refletirá, também, nos cursos de graduação. “Esse momento, para nós, é extremamente simbólico”, disse, parabenizando e desejando sucesso ao grupo.

Após a cerimônia, mais 29 defesas foram realizadas. A Especialização em Saúde da Família e o Mestrado Profissional são cursos originados no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina. “A Faculdade de Medicina tem tradição em se preocupar com a saúde pública, o que nos dá orgulho e satisfação”, disse a diretora Vera Silveira.

Publicado em 27/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias.