Unidades da UFPel receberão nova pintura em suas fachadas

DSC_0533 O reitor da Universidade Federal de Pelotas, Mauro Del Pino, realizou no fim da tarde desta quarta-feira (25) visita a quatro unidades acadêmicas da instituição para anunciar novos passos no processo de revitalização da infraestrutura da UFPel. Lideranças das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) e Educação (FaE) e dos Institutos de Ciências Humanas (ICH) e Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) receberam, em primeira mão, a notícias de que serão pintadas as fachadas de diversas edificações.

O anúncio realizado nestes locais já que a região será a primeira a receber a intervenção. A ideia da Administração Central é realizar a pintura de acordo com o fluxo de estudantes de cada prédio. O grau de deteriorização também foi levado em consideração. O Campus Capão do Leão também será contemplado, e a primeira unidade a ter sua fachada recuperada será a Faculdade de Veterinária.

De acordo com Del Pino, todos os preparativos foram realizados: a licitação foi realizada e a empresa vencedora já tem os materiais e a mão de obra necessários para levar o processo adiante. As unidades receberam também a paleta de cores disponível para utilização. O reitor destacou que, além da pintura exterior, as áreas de circulação serão alvo de recuperação.

Outra ação anunciada pelo reitor nessa ocasião, no sentido da melhoria da infraestrutura, é a instalação da sinalização nos campus e demais prédios da UFPel. A licitação da empresa responsável está em processo de preparação; ao mesmo tempo, uma comissão trabalho no sentido de padronizar a nomenclatura de prédios por meio de códigos que incluam desde aspectos gerais, como a localização da edificação, quanto outros mais específicos, como a sala de aula.

DSC_0584Processo participativo

A visita do reitor foi pensada para que esse processo seja feito de maneira participativa. Essa ideia foi abraçada pela direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo: a unidade já está com um edital aberto para que a comunidade possa sugerir as intervenções a serem realizadas. O diretor, Maurício Polidori, afirma que até mesmo egressos foram convidados a propor uma nova cara para o prédio da FAUrb. “Isso não deixa de ser um exercício acadêmico, já que os alunos tem a oportunidade de colocarem sua formação em prática”, afirmou Del Pino, ao elogiar a iniciativa.

Outro meio proposto pelas unidades, especialmente aquelas que compõem o Campus das Ciências Humanas e Sociais, ali representados pelo diretor do IFISP, João Hobuss, e pelos vice-diretores da FaE, Lígia Carlos, e do ICH, Sebastião Peres, é a adoção de intervenções artísticas nas fachadas, uma proposta já adotada pelo Centro de Artes, prédio vizinho. A experiência do local mostra que a depredação foi reduzida com o uso dessa prática.

Na próxima semana, Del Pino visitará a Faculdade de Veterinária para o anúncio da recuperação das fachadas às unidades do CCL.

Publicado em 26/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias.