Pesquisa analisa o Transporte de Apoio

Integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que utilizam o Transporte de Apoio da Universidade já devem ter notado uma movimentação diferente nos veículos nos últimos dias. Mais de 20 pessoas atuam na análise quantitativa de embarque e desembarque, tempos totais de percurso e espera do veículo e o volume de passageiros que não conseguiu embarcar. A iniciativa deverá dar origem a um estudo mais amplo sobre a viabilidade do Transporte de Apoio e será entregue à Administração Superior da UFPel.

A pesquisa é realizada pela Vértice Engenharia Júnior – Empresa Júnior do curso de Engenharia Civil em parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE). Os dados estão sendo coletados no itinerário RU – Campus Porto (Anglo). Todos os horários disponíveis deverão ser mapeados. Serão identificados os horários de pico no dia e os dias de pico na semana.

A análise deve prosseguir nas próximas semanas. Depois disso, os dados levantados serão associados a outros pontos investigados pelo grupo, como rotas mais otimizadas, ruas propícias para receber pontos de parada e menos movimentadas. Com a reunião dessas informações, será possível embasar uma segunda pesquisa que apontará as principais carências do sistema e sugerirá melhorias. O estudo será entregue às Pró-Reitorias de Infraestrutura e de Planejamento e Desenvolvimento.

A intenção, explica o coordenador do projeto e coordenador geral do DCE, Afonso Carlos Reginatto, é contribuir na melhoria da eficiência desse transporte e auxiliar o Núcleo de Transporte da UFPel. “A pesquisa é uma boa oportunidade para entender o funcionamento do transporte, quantificar a sua demanda e coletar as solicitações dos usuários, além de aproximar as experiências do cotidiano profissional à teoria ministrada em sala de aula”, disse o acadêmico, que também é vice-presidente da Vértice.

Os acadêmicos envolvidos no projeto estão fazendo levantamento nos coletivos, devidamente identificados. Usuários do Transporte de Apoio podem procurar os pesquisadores para fazer reclamações ou sugestões.

A Vértice
A Vértice Engenharia Júnior foi criada em novembro de 2014 e é inteiramente formada por acadêmicos do curso de Engenharia Civil. Atualmente, a gestão conta com 20 membros efetivos de todos os semestres do curso e realiza trabalhos nas diversas áreas da Engenharia Civil.

Publicado em 25/11/2015, na categoria Notícias.