Esef promove Primeiro Festival de Rugby Tag

IMG_1696-minIMG_1692-minIMG_1679-minO Primeiro Festival de Rugby Tag, organizado pela Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade Festival de Pelotas (UFPel), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense/ CAVG, foi realizado nesta terça-feira (24), nas dependências do CAVG. O evento reuniu mais de 350 crianças, entre oito e 15 anos, de escolas municipais da cidade, que participaram das 99 partidas que aconteceram no local.

De acordo com o professor da Esef e organizador do festival, Eraldo Pinheiro, a ideia da realização do evento partiu da vontade de consolidar e fomentar o rugby enquanto modelo de modalidade e prática educacional. Além disso, existe o desejo de fortalecer o esporte na cidade de Pelotas, fazendo desta um polo de rugby na região.

A organização do evento estava sendo realizada desde agosto deste ano, quando foi realizado um primeiro contato da Esef com a Secretaria de Educação de Pelotas. Após foi organizada uma formação para os professores das escolas municipais, visando o aprimoramento e conhecimento das técnicas do rugby, que foram posteriormente aplicadas pelos educadores nas suas instituições de ensino. Desta forma, o Festival de Rugby busca consolidar a prática deste esporte entre os estudantes. Após o festival, será realizada uma avaliação, buscando formas de melhorias para uma segunda edição, em que terá a participação de escolas municipais e estaduais de Pelotas.

O evento faz parte de um Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvido pelo Laboratório de Ensino de Projetos Esportivos Coletivos (Lecol) da Esef, em que se tem o objetivo de popularizar as técnicas desportivas, incluindo o rugby.

Publicado em 24/11/2015, na categoria Notícias.