Conectar tem mais uma empresa incubada

tresA GrowCare, idealizada para atuar no desenvolvimento de tecnologias inovadoras aplicadas ao manejo integrado de pragas, é a mais nova empresa incubada na Conectar, incubadora de base tecnológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A formalização do contrato ocorreu na manhã desta segunda-feira (23).

quatroEssa é a segunda empresa que entra para o processo de incubação na Conectar, inaugurada em abril. Para o coordenador da incubadora, Maurel Oliveira, o momento marca o avanço na missão da Conectar, que é preparar as empresas para entrar em um mercado de trabalho competitivo. “Estamos, passo a passo, criando uma casa de boa sinergia. Temos capital intelectual para dar suporte às empresas de forma a minimizar riscos e ser autossustentável”, disse.

doisPara o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, a Universidade está aberta à comunidade e é comprometida com o impacto social, econômico e cultural que ocasiona. Ele falou, também, sobre os desafios superados para a fundação da Conectar e o panorama de qualificação do espaço. “Temos a expectativa de que os negócios aqui desenvolvidos comecem a ‘mudar a cara’ da Universidade e da sociedade. Desejamos sucesso, que sejam exemplos para os próximos e dêem sua contribuição para o país”, disse.

O reitor Mauro Del Pino destacou que a área da inovação tecnológica tem sido priorizada e a necessidade de demonstrar a responsabilidade social da Universidade para com o empreendedorismo e seus reflexos na comunidade. “A Universidade precisa colaborar com o desenvolvimento sustentável, e, tendo o papel crítico, de livre produção de conhecimento e respeito com o futuro da região, enquanto pensadores, temos a responsabilidade de pensar novos modelos econômicos e cadeias produtivas. Precisamos criar condições para a construção coletiva, formando as bases para o desenvolvimento do nosso país, de forma que a sociedade não siga o caminho que estamos vendo, de intolerância e guerras”, pontuou.

Prestigiaram a cerimônia, também, integrantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, do Arranjo Produtivo Local (APL) Complexo Industrial da Saúde, do Comitê Gestor da Conectar e da Embrapa.

Desenvolvimento
A Conectar está em perspectiva de crescimento. Além das duas empresas incubadas, deverá receber cinco empreendimentos originados do concurso de Ideias Inovadoras e do Workshop em Empreendedorismo, que em breve entrarão em fase de pré-incubação. A incubadora está também em processo seletivo para escolher outras seis empresas – quatro para incubação interna, duas para externa – dentre 14 concorrentes.

Empresa

A GrowCare nasceu da inquietação de dois alunos de pós-graduação da Universidade, Rafael Gonçalves e Sandro Nörnberg. A proposta dos dois é colaborar para a solução de temas-chave da agricultura mundial, como, por exemplo, o monitoramento de pragas, a racionalização do uso de agrotóxicos, a utilização de insetos benéficos como inimigos naturais e polinizadores. Baseada nessa intenção, juntamente com parceiros, a GrowCare está desenvolvendo tecnologias para auxiliar a agricultura mundial a crescer de forma sustentável.

A empresa, que já existe há um ano, agora encontrará na Conectar uma forma de trazer o conhecimento produzido na academia para a sociedade. “Muito pouco do que é desenvolvido em laboratório chega, de fato, em campo”, pontuou Gonçalves, que agradeceu aos parceiros que apostaram na ideia da empresa.

Publicado em 24/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias.