Painéis que retratam o São Gonçalo dão início a projeto de valorização do patrimônio

painel_umSão sete painéis que, instalados na entrada do Campus Porto, no Anglo, trazem a quem passa a visão do Canal São Gonçalo. É como se o olhar atravessasse o prédio. A obra, do artista Zeca Nogueira, é a primeira intervenção artística do projeto QR Code Patrimônio UFPel. A intenção é valorizar o patrimônio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) através da arte e do acesso a informações sobre o tema com o apoio da tecnologia.

A proposta é vinculada ao Núcleo de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), que prevê intervenções artísticas em outros espaços da Universidade de forma a valorizar o patrimônio. Conforme a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Denise Bussoletti, a proposta é ocupar e ressignificar espaços, inclusive aqueles que ainda precisam passar por obras e restaurações. “Isso abre uma visibilidade, valorizando o passado e projetando o futuro, evidenciando a necessidade de preservação”, pontuou.

painel_tresAo mesmo tempo, todas as Unidades da UFPel receberão um pôster com um ícone QR Code. Ao acessar a imagem com um dispositivo móvel, o usuário será levado a um site especialmente desenvolvido para concentrar informações tanto sobre o patrimônio da Universidade quanto sobre as propostas artísticas para os locais. Segundo o coordenador do projeto, professor João Fernando Igansi, trata-se de inclusão social através da facilidade de acesso à informação. “Há uma rápida resposta na formação de público em relação ao patrimônio da UFPel, seja ele material ou imaterial”, disse.

painel_doisPara o reitor Mauro Del Pino, a ideia cumpre o compromisso da Universidade em dar vida ao patrimônio histórico que compõe o acervo da Universidade. “Nele está incluso o Canal São Gonçalo, que queremos que deixe de ser um elemento secundário, que muitas vezes passa despercebido, para ser um sinal das nossas preocupações com a sustentabilidade e a valorização do meio ambiente”, observou.

painel_quatroUm edital será lançado em dezembro para selecionar as próximas intervenções artísticas, que em princípio serão propostas a 15 monumentos da Universidade.

São Gonçalo transposto
O artista convidado para o projeto inaugural, Zeca Nogueira, recebeu a incumbência de propor algo transformador para a fachada da rua Gomes Carneiro, 1. Segundo ele, trazer o Canal para a frente do Campus é uma forma de atrair a atenção do público a esse patrimônio para o qual a cidade está “de costas”. Os painéis são um convite para que as pessoas vão até o Canal, notem sua existência, interajam e contemplem.

Com o apoio da filha, a acadêmica de Jornalismo da UFPel Isabela Nogueira, Zeca visitou o Canal diversas vezes e capturou diferentes luminosidades e enquadramentos até encontrar a sequência perfeita. As imagens foram feitas individualmente, de forma a construir a ideia de horizonte, o que uma fotografia panorâmica não possibilitaria.

A estudante de Nutrição Bruna Moura, 23 anos, tem todas as suas aulas no Campus Porto e terá os painéis em seu cotidiano. “Achei muito bonito. Antes era muito escuro, sem vida. Agora está alegre”, afirmou.

Batizada de São Gonçalo Patrimônio Ambiental, a obra será um convite permanente para frequentadores e visitantes do Campus Porto. Segundo o artista, um elemento para o despertar da consciência das pessoas para a importância da aproximação. “A paisagem remete à ideia de infinitude, que não é qualquer lugar que possui. Como a ideia da beira do mar”.

Publicado em 12/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias.