PPG Ciência e Engenharia de Materiais recebe prêmio internacional

marina_kaizerO trabalho apresentado por Marina da Rosa Kaizer, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebeu o primeiro lugar no Prêmio George Paffenbarger, durante o encontro anual da Academia de Materiais Dentários (Academy of Dental Materials) de 2015, em Maui, Havaí, Estados Unidos. O encontro reúne os principais pesquisadores internacionais da área de materiais odontológicos.

O estudo, intitulado “Sílica cristalina revestida em nanopartículas não-silicato para melhoramento de biomateriais híbridos” (Silica coated crystalline, non-silicate nanoparticles for improved hybrid biomaterials), fez parte da tese de doutorado defendida pela aluna na área de Materiais Odontológicos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel, sob orientação do professor Rafael Moraes e co-orientação do professor Sergio Cava.

O Prêmio George Paffenbarger foi criado em 1987 e reconhece os três melhores estudos apresentados por estudantes durante o encontro anual da Academia de Materiais Dentários. É a premiação internacional mais importante da área de Materiais Odontológicos sendo julgada por banca examinadora, composta pelos professores Richard van Noort (autor de um dos livros mais importantes de Materiais Dentários), professor Alvaro Della Bona (professor e pesquisador brasileiro reconhecido internacionalmente na área de cerâmicas) e Jeffrey Stansbury (professor e pesquisador reconhecido internacionalmente na área de química de polímeros).

odonto_premioDocentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) participaram do evento. Em outras duas oportunidades, alunos do PPGO já haviam recebido a premiação: Eliseu Münchow (1º lugar em 2011) e Adauê Oliveira (3º lugar em 2012), além do atual doutorando do PPGO Vinícius Salgado (2º lugar em 2012 com trabalho oriundo de sua dissertação de mestrado na UFF/RJ). Leia mais em ppgoufpel.com.

Publicado em 19/10/2015, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.