Quilombolas e indígenas realizam suas matrículas na UFPel

DSC_6559A Universidade Federal de Pelotas deu mais um passo, na tarde dessa quarta-feira (14), rumo à correção de dívidas históricas do povo brasileiro em relação aos povos indígenas e quilombolas. Foram realizadas na ocasião as matrículas dos estudantes selecionados por meio de um processo seletivo especial voltado diretamente para essas etnias.

O processo seletivo, que envolveu 42 candidatos em provas como redação e defesa de memorial descritivo, por meio do qual eles puderam expressar suas trajetórias escolares, as vivências em comunidade, as expectativas de ingresso na Universidade e a importância dessa formação para a realidade da comunidade, foi realizado em agosto, e os seus resultados foram conhecidos dias depois.

As vagas a serem preenchidas foram abertas em cursos escolhidos como prioritários nas comunidades, em processo de diálogo aberto entre a Universidade e os grupos. A partir dessa matrícula, os indígenas e quilombolas irão trilhar sua trajetória acadêmica nos cursos de Administração, Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Zootecnia.

Na cerimônia na qual foram realizadas as matrículas, estiveram presentes os aprovados, familiares e amigos, além do vice-diretor da Faculdade de Odontologia, Luis Eduardo Nova Cruz, e os coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária, Fabiane Grecco, Educação Física, Francisco Tavares, Pedagogia, Maria Simone Debacco, e Enfermagem, Michele Oliveira, nos quais serão recepcionados os novos universitários.

Realizaram seu registro acadêmico sete dos aprovados. Três suplentes serão convocados a comparecerem na próxima quarta-feira (21), para preencherem as vagas dos cursos de Administração, Nutrição e Zootecnia.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, em sua apresentação, destacou o papel das políticas de ações afirmativas para tornar o país mais inclusivo para todos os povos que o compõem. “Com movimentos como este, podemos abrir um espaço importante na universidade brasileira para públicos que historicamente não tinham acesso ao ensino superior”, comemorou o gestor. Segundo Del Pino, a criação desse programa significa muito para um grande grupo de pessoas que lutou para que isso acontecesse.

A fala foi corroborada pelo pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, que afirmou que a Universidade tem uma expectativa muito grande com essa experiência. “Podemos aprender muito sobre isso”, disse. Já a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Ediane Acunha, pediu para que os estudantes se sentissem em casa na UFPel e ofereceu a ajuda necessária para a sua permanência: “As portas já foram abertas para vocês, agora estamos aqui para dar a mão”.

O coordenador de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis da UFPel, Rogério Rosa, responsável pelo setor que liderou esse processo seletivo, parabenizou a gestão pela coragem de implementar tal procedimento. “Há uma grande história por trás disso, gerações de pessoas que lutaram por isso”, explicou.

Os estudantes recepcionados nesta quarta já estão inscritos nos programas de bolsas institucionais, garantindo sua permanência, alimentação e transporte. Além disso, um espaço foi preparado para a sua moradia, incluindo dormitórios completos, cozinha, salas de estar e estudos.

Publicado em 15/10/2015, nas categorias Destaque, Notícias.