Início do conteúdo

Reunião da Bienal Internacional de Arte e Cidadania discute programação cultural

DSC_6477A programação cultural da Bienal Internacional de Arte e Cidadania, que será realizada pela UFPel entre os dias 15 e 22 de novembro, foi discutida em reunião realizada na quarta-feira (14) com grupos artísticos locais que irão participar do evento. O encontro contou com a presença do coletivo Sofá na Rua, Movimento Hip Hop, Grupo Clowns, Ocupação Coletiva de Arteiros (OCA) e do grupo musical Oito Vozes.

Os presentes realizaram um levantamento de possibilidades para programação da Bienal visando, principalmente, a criação de ações para a integração da comunidade pelotense com o evento. Além disso, discutiu-se a utilização de diferentes espaços da cidade, como o Campus Capão do Leão, a antiga Brahma, o Largo do Mercado, o Museu do Doce, entre outros, para que se possibilite amplo acesso ao evento.

Entre as possibilidades para a programação destaca-se o Sofá na Rua, batalhas de hip hop, Arte ao Quadrado, oficinas de palhaços e discussões sobre o fluxo cultural de pelotas. O evento propõe que os artistas não realizem somente shows, mas que contribuam para a cidade. Para Thiago Namidomi, do grupo Oito Vozes, as expectativas para o evento são grandes: “Será um reconhecimento para mostrar o meu trabalho”.

Segundo Carlos Oliveira, coordenador de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a ideia principal da Bienal é a arte como uma possibilidade de acesso e exercício da cidadania. Ele lembra sobre o tema da Bienal, que será Latinidades. Para isso, procura-se colocar as atividades artísticas de diferentes culturas em contato, possibilitando discussões sobre as identidades culturais.

Publicado em 14/10/2015, nas categorias Destaque, Notícias.