Recital de Flauta e Piano ocorre nesta sexta-feira (16)

katyNesta sexta-feira, dia 16, a flautista americana Katy Wherry e o pianista gaúcho Daniel Benitz apresentarão um recital na Bibliotheca Pública de Pelotas. O evento tem entrada franca e faz parte do projeto de Extensão Série Artistas Convidados do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob coordenação da professora Joana Holanda. É a primeira vez que o duo apresenta-se na cidade. O recital começa às 18h30min.

Katy Wherry é uma flautista cuja paixão por diversos gêneros e estilos de música a levou a oportunidades de colaborar com ilustres artistas ao redor do mundo. Katy estudou com prestigiados flautistas como James Galway, Marco Granados, Brook Ferguson, Pam Endsley, Christina Jennings, entre outros. Katy recentemente recebeu o seu título de Mestre em Música da Universidade do Colorado em Boulder, com ênfase em performance e jazz.

Em 2010, ela venceu o concurso de honra da Universidade de Denver e também o primeiro prêmio do concurso da Sinfônica de Lakewood, com quem tocou o Concerto para Flauta do compositor francês Jacques Ibert. Como parte do prêmio, Katy também tocou recitais em tour pela Inglaterra.

A flautista já tocou em diversas orquestras incluindo a Orquestra Jovem do Colorado, a premiada Orquestra Sinfônica Lamont, a Orquestra Sinfônica da Universidade do Colorado e a Orquestra de Sopros da mesma instituição.

Katy é atualmente parte do staff de Sir James e Lady Galway como coordenadora de masterclasses, divulgadora de mídia social e designer gráfica. Esta posição a leva a viajar o mundo com o casal Galway e conhecer os mais renomados flautistas da atualidade.

danielO pianista Daniel Benitz, natural de Porto Alegre, recebeu, em maio deste ano, da Universidade do Colorado em Boulder, o seu segundo título de Mestre em Música. Com ênfase em acompanhamento vocal e instrumental, Daniel trabalhou como assistente das professoras Dra. Alexandra Nguyen e Dra. Margaret McDonald. Seu primeiro título de Mestre em Música foi recebido da Pittsburg State University no ano de 2012. Lá, trabalhou como assistente da professora Dra. Reena Berger Natenberg com foco no repertório para piano solo e pedagogia.

Daniel é bacharel em piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde estudou nas classes da professora Dra. Catarina Domenici e do professor Dr. André Loss.

Após o término do curso de graduação, em 2006, Daniel continuou estudos independentes sob orientação da prestigiada pianista Dirce Knijnik.

Recitalista experiente, Daniel já se apresentou em diversos estados brasileiros e nos estados do Kansas, Colorado e Missouri nos EUA. Foi também premiado em diversas competições no Brasil e no exterior. Durante seus estudos em Pittsburg conquistou o primeiro lugar na Waddill Chamber Music Competition, em 2010, e o segundo lugar na competição de piano promovida Associação dos Professores de Música do Estado do Kansas, em 2011.

Daniel fez parte do grupo de intérpretes das edições de 2006, 2007 e 2008 do Festival Contemporâneo-RS, em Porto Alegre. Neste festival, apresentou pela primeira vez na cidade uma obra do compositor alemão Helmut Lachenmann. Também realizou a estreia de peças de compositores como Adolfo Almeida Jr., Bruno Alcalde, Fernando Mattos, Januibe Tejera e Ricardo Eizirik. Fez parte do Grupo de Música Contemporânea de Porto Alegre (GMC-POA), grupo que procura promover a música erudita produzida atualmente na cidade.

Daniel Benitz desenvolve atividade como professor de piano, tendo alunos aprovados no vestibular para o Curso de Música da UFRGS. Trabalhou, de 2005 a 2008, como bolsista da Extensão em Música da UFRGS como professor de piano do Curso de Extensão em Instrumentos Musicais. Trabalhou como professor de piano em escolas de música em Porto Alegre e região metropolitana.

Veja o Programa do Recital:

W. Bolcom (n.1938) – “Nine New Bagatelles” para piano solo
E. Bozza (1905-1911) “Image” para flauta solo
A. Copland (1900-1990) “Duo” para flauta e piano
S. Prokofiev (1891-1903) Sonata em Ré Maior, Op. 94, para flauta e piano

Publicado em 13/10/2015, nas categorias Destaque, Notícias.