Lançado o Relatório do Plano de Desenvolvimento do APL Alimentos

IMG_0260

Elaborado por 70 indústrias, uma série de instituições e por professores da UFPel vinculados ao projeto do Arranjo Produtivo Local (APL), o Relatório do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Alimentos da Região Sul foi concluído e lançado no final do último mês. A cerimônia aconteceu no auditório do SINDOCOPEL-Pelotas e contou com um representante da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPel e agentes da governança do APL Alimentos.

Tendo como objetivo valorizar os agricultores e a agroindústria local, o relatório recém publicado já vem atingindo seus beneficiários. “O setor agrícola está comentando sobre o trabalho e enfatizando essa parceria grande que é o arranjo produtivo. São os primeiros frutos”, diz Daniel Aquini, membro da governança da APL. Aquini destaca ainda o empenho da UFPel e a dedicação dos professores que participaram do projeto para que este pudesse ser concluído.

Para o representante da Universidade no evento, professor Felipe Herrmann, o plano também tem, a partir de agora, um papel dentro da Universidade. “Novos parceiros e professores podem se somar ao projeto para contribuir com ele e também se aproveitar do plano e de seus resultados.” Durante a elaboração do relatório, Herrmann conta que diversos professores, visando à oportunidade de desenvolver algumas atividades, passaram a incorporar o projeto e com a finalização e divulgação do resultado, novos interessados devem surgir.

Em nome da APL Alimentos, a secretária executiva Ana Paula Corrêa destacou que o trabalho realizado ao longo do último ano foi focado nas ações de curto prazo. “Com a continuidade dos trabalhos, pedimos o apoio na condução das atividades de médio e longo prazo como ocorreu até agora”. Ana Paula aproveitou ainda para agradecer o apoio das instituições parceiras que colaboraram na condução das atividades.

Publicado em 09/10/2015, na categoria Notícias.