Doutoranda da UFPel ganha o Prêmio Fapergs Pesquisador na Empresa

premio_pesquisador_gaucho_2013_arquivopremio_pesquisador2015A doutoranda em Odontologia na UFPel Aline de Oliveira Ogliari ganhou o Prêmio Pesquisador na Empresa 2015 da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do RS). Ela trabalha em sua empresa, a Yller Biomateriais, com o desenvolvimento de materiais para Odontologia. A empresa, sediada em Pelotas, já registrou 34 produtos na Vigilância Sanitária. O Prêmio da Fapergs é destinado a pesquisadores que contribuíram com ações inovadoras, no ambiente das Micro e Pequenas Empresas. A doutoranda da UFPel foi a única agraciada vinculada a uma Universidade do interior. Dos dez premiados, oito são da UFRGS, um é da PUC RS e a doutoranda da UFPel completa a lista.

A divulgação dos resultados do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015 da Fapergs foi feita nesta quinta-feira (8). Criado para homenagear os pesquisadores na área da ciência e tecnologia, o prêmio agracia 10 cientistas que contribuíram para o desenvolvimento estadual. A premiação também tem o objetivo de mostrar a importância da pesquisa na melhoria de vida da sociedade.

Nesta quinta edição, são sete áreas do conhecimento contempladas na modalidade Pesquisador Destaque: Artes e Letras; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação e Psicologia.
Além das categorias Jovem Inovador e Pesquisador na Empresa, o Prêmio destaca pesquisas alusivas ao Ano Internacional da Luz, decretado pela ONU em 2015 e que celebra a luz como matéria da ciência e do crescimento tecnológico.

A Fundação recebeu 85 indicações nesta edição. Os nomes foram escolhidos após seleção criteriosa da Comissão Julgadora, formada por 17 pesquisadores reconhecidos na comunidade científica.

Cerimônia
Os troféus serão entregues no dia 20 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Mais informações estão no site www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br.
Confira os vencedores:

– Pesquisador Destaque:

Artes e Letras – Rita Terezinha Schmidt (UFRGS).

Ciências Agrárias – David Driemeier (UFRGS).

Ciências Biológicas – Moacir Wajner (UFRGS).

Ciências Humanas e Sociais – Jorge Castellá Sarriera (UFRGS).

Ciências da Saúde – Silvia Stanisçuaski Guterres (UFRGS).

Economia e Administração – Marcelo Gattermann Perin (PUCRS).

Educação e Psicologia – Marco Antonio Moreira (UFRGS).

– Jovem Inovador:

Mariane Araujo Branco (UFRGS).

Pesquisador na Empresa:

Aline de Oliveira Ogliari (UFPel).

– Destaque Especial ao Ano Internacional da Luz:

Jandir Miguel Hickmann (UFRGS).

Publicado em 08/10/2015, na categoria Notícias.