HE faz Brechó, nesta sexta (9), em prol do Day Care

cartazO Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas, filial Ebserh, está promovendo mais um brechó. Nessa edição serão oferecidas roupas e objetos para arrecadar recursos para o Day Care, do Centro de Regional de Cuidados Paliativos do HE.

O evento ocorrerá nesta sexta-feira, dia 9 de outubro, das 9h às 17h, no auditório da instituição (Rua Professor Araújo, 439). O material que será vendido foi arrecado a partir da campanha “Ato de Amor”, realizada em agosto desse ano. Além disso, doações podem ser feitas na Ouvidoria do HE, para que o brechó seja novamente um sucesso.

O Day Care do Hospital Escola, segundo a chefe de divisão de gestão do cuidado, Isabel Arrieira, é um espaço para que os pacientes do Centro Regional de Cuidados Paliativos tenham um ambiente para cuidar da vida, focando no cuidado pessoal que vai além da doença. Ele será estabelecido em um prédio anexo ao Centro, e terá como objetivo principal oferecer cuidado integral para cada indivíduo assistido.

O que são cuidados paliativos?

Cuidados Paliativos são os cuidados assistenciais oferecidos para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura (que ameace a vida) visando melhor qualidade de vida através da prevenção e alivio do sofrimento imposto pela doença.  Para isso é fundamental que o paciente tenha acesso a uma equipe multidisciplinar. Essa equipe tem o desafio de avaliar e tratar da dor e outros sintomas físicos, assim como aspectos sociais, psicológicos e espirituais.

Quando e para quem são indicados?

Esses cuidados são oferecidos para o paciente e sua família no momento em que o médico assistente identifica que não existem mais possibilidades da doença ser curada. Todos os envolvidos nesse processo de adoecimento e terminalidade devem ser acolhidos e contemplados pelos Cuidados Paliativos.

Quais são os cuidados necessários durante o tratamento?

Nessa modalidade de tratamento o principal cuidado é com o diálogo, que deve ser aberto e franco entre todos, equipe que assiste, família e paciente. Um diálogo feito com compaixão e atenção aos mínimos detalhes, para que possamos garantir a autonomia do paciente.

CENTRO REGIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS – HE UFPEL

O Hospital Escola da UFPel possui vocação e realiza cuidados paliativos a pacientes com diagnóstico de câncer avançado desde 2005, através do PIDI (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar). Os cuidados e tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares que atuam de forma interdisciplinar para amenizar sofrimentos de ordem física, emocional, espiritual e social.

A fim de ampliar a oferta de cuidados paliativos para mais usuários do sistema de saúde, foi projetado e está em construção o Centro Regional de Cuidados Paliativos – HOSPICE, na antiga Laneira, com área de cerca de 1000 m2. O centro terá leitos de internação e ambulatório multiprofissional para manejo de dor e outros sintomas físicos, emocionais e sociais. Atendimento público e gratuito, 100% SUS.

Contíguo ao prédio do hospice foi destinado um local para ser implementado o projeto chamado DAY CARE (cuidados dia). Pioneiro no Brasil, este serviço visa oportunizar maior qualidade de vida através de atividades lúdicas para o resgate da auto-estima, ressocialização e autonomia, além de reduzir a sobrecarga de cuidadores familiares.

Quando um ente querido é diagnosticado com uma condição de doença crônica, ou limitante, como o próprio processo de envelhecimento, muitas famílias sentem como se tivessem apenas duas opções para o cuidado: ter alguém na família para assumir o papel de cuidador em tempo integral ou a colocação do paciente em um lar ou instituição para que fique permanentemente hospedado.

O Day Care oferecerá condições para extravasar os sentimentos através de atividades prazerosas: exercícios físicos, saídas com os amigos, escutar música, ler um bom livro, relacionamento com animais, meditação, atividades manuais, entre tantas opções que possam trazer uma sensação de bem-estar.

Imagine um espaço com jardim, aconchegante e familiar, com vários cenários, onde os pacientes desfrutam de dias diferentes, com um calendário de atividades especialmente pensado para eles, com filmes, palestras, caminhadas, ginástica, jogos, atividades manuais e para memória, passeios, dia de beleza, entre outras atividades. Uma variedade de possibilidades de diversão, combinadas com BEM ESTAR, SAÚDE e SEGURANÇA em um só lugar.

Publicado em 07/10/2015, na categoria Notícias.