Grupo de pesquisa de universidade argentina visita PRPPG

12812-12074860_10207043386418990_7326318134021034268_nNa última segunda-feira (5), estiveram em visita ao pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Luciano Agostini, uma missão de trabalho e estudos da Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco, localizada na cidade argentina de Comodoro Rivadavia. Na reunião, foram tratados assuntos relacionados a convênios entre as universidades e apresentados os referidos projetos.

A missão faz parte do projeto de extensão “Rede interuniversitária de estudos socioterritoriais e inclusão social com ênfase em áreas rurais e pequenas localidades” e o projeto de pesquisa conjunto “App+SAÚDE: Sistema georreferenciado e comunitário para a gestão, mobilidade e acessibilidade a saúde”. Fazem parte da missão os professores Juan Manuel Diez Tetamanti e Haydeé Beatriz Escudero e as estudantes Magali Elizabeth Chanampa e Maria de Los Angeles Jaimes. Pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, por meio do Laboratório de Urbanismo, fazem parte dos projetos o professor Eduardo Rocha e os bolsistas Jessica Helena Peixoto e Glauco Roberto Munsberg.

O projeto de extensão “App+SAÚDE: Sistema georreferenciado e comunitário para a gestão, mobilidade e acessibilidade a saúde” baseia-se em acordos preexistentes entre grupos de trabalho que conformam a rede. Equipes de investigação abordam os problemas territoriais com diversas implementações metodológicas e teóricas. Esse grupo reúne Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco (UNPSJB), Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Em encontros e reuniões com seus diversos grupos de pesquisa e comunidades atendidas, o projeto pretende criar o sistema App+Saúde, onde possam ser registradas particularidades do acesso da população ao sistema de saúde pública, tanto em áreas urbanas quanto rurais, por meio de monitoramento georreferenciado e integral, que facilite a gestão da atenção sanitária pública, levando em consideração a acessibilidade e mobilidade dos usuários pelos espaços públicos.

A proposta é uma abordagem de investigação interdisciplinar, que por sua vez gere um produto tecnológico que permita melhorar a gestão para o acesso a saúde publica. O sistema organiza-se em três componentes: um sistema georreferenciado de monitoramento, que organize os dados da saúde do lugar, que facilite as consultas, prevenção e prognóstico de eventos; um aplicativo para smartphone, de uso restrito aos agentes de saúde, e outro de uso aberto a comunidade, que permita fornecer dados ao sistema de monitoramento e um dispositivo metodológico de transferência de cartografia social, incorporando os elementos sociais, temporais, culturais e conjunturais no mapa geral.

Publicado em 07/10/2015, na categoria Notícias.