Reitoria realiza reunião com a Faculdade de Medicina

reuniao_medA Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (FAMED/UFPel) recebeu, na última quarta-feira (23), a visita de uma comitiva da reitoria para uma reunião. O encontro tratou, especialmente, da implantação da Estratégia de Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros aspectos relacionados à estrutura da Faculdade.

O reitor, Mauro Del Pino, e a diretora da Faculdade de Medicina, Vera Silveira, lideraram a reunião, que teve também a presença da vice-reitora Denise Gigante, da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eugênia Antunes Dias, e do vice-diretor e coordenador do curso de Medicina, Marcelo Capilheira. Compuseram a mesa de discussões, ainda, a superintendente do Hospital Escola/EBSERH, Julieta Fripp, o diretor técnico do Hospital Escola, Eduardo Machado, a supervisora da Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária, Maria Laura Carrett, a coordenadora da Comissão de Residência Médica da FAMED, Celene Longo da Silva, e representantes dos Departamentos da Faculdade.

A adesão da Universidade ao Programa Mais Médicos pressupõe o aumento de vagas no curso de graduação em Medicina e também na residência médica em Medicina de Família e Comunidade, progressivamente. Essa condição motivou discussões no sentido de ampliar os espaços de atuação para os acadêmicos da área. Para tanto, um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deverá ser firmado com a intenção de garantir a atuação dos residentes nas UBS da rede municipal, por meio de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). Na ocasião, uma comissão foi designada para articular a questão com a SMS. Irão compor o grupo as professoras Maria Laura Carrett, Ângela Moreira, Celene Longo e Vera Silveira.

A diretora Vera destacou a importância de transformar as UBS em Estratégia de Saúde da Família, já que essa condição implica em repasses financeiros por parte do Governo Federal à SMS.

Estiveram em pauta, ainda, a avaliação do curso de Medicina pelo Ministério da Educação (MEC) e a infraestrutura da Faculdade, além da relação dos professores aprovados pela EBSERH e impacto na FAMED. Na oportunidade, a vice-reitora, Denise Gigante, apresentou o funcionamento da Matriz Docente da Universidade.

Publicado em 30/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Faculdade de Medicina.