SIEPE: ética na pesquisa é temática em mais uma noite de palestras

PALESTRA 004A regulação da ética na pesquisa, em especial nas Ciências Humanas e Sociais, foi a temática escolhida para a terceira noite do Ciclo de Palestras da 1ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas, realizada nesta quarta-feira (23), no Auditório do Centro de Artes. Conduziu a fala a professora argentina Mónica de la Fare, docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

De acordo com Mónica, a ideia da noite era apresentar perspectivas dos debates atuais sobre as normativas éticas na pesquisa. “Os dilemas éticos são inerentes à pesquisa”, afirmou a palestrante. Por isso, ela disse acreditar que a abordagem dessa temática dentro da formação de graduação e pós-graduação é muito importante, para que os estudantes e pesquisadores estejam conscientes desse fato.

A palestra foi aberta pela vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, que destacaram o Ciclo de Palestras como momento de aprofundar discussões sobre a visão de mundo e universidade propiciado pelo evento.

Mónica, em seus primeiros momentos, colocou a ética na pesquisa como um tema relevante e atual, especialmente na área das Ciências Humanas e Sociais, que ainda carece de regulamentação específica. “Os dilemas éticos não podem ser somente objetos de regulação normativa, mas temas de reflexão e formação na academia”, disse, afinal, segundo a professora, eles são inerentes a toda e qualquer atividade de pesquisa.

Ela destacou a questão do individualismo extremo existente no meio acadêmico hoje em dia, que exclui o conceito da ciência como uma construção coletiva. Dessa forma, abriu questionamentos sobre a ética em pontos como o plágio e a autoria e a coautoria de trabalhos, além dos próprios dilemas vindos da função social da pesquisa, como a serventia de sua temática ou o financiamento pelo Estado.

A argentina afirmou que as disciplinas relacionadas à pesquisa em graduação e pós-graduação deveriam conter a ética como conteúdo obrigatório. Além disso, disse acreditar que dentro dos projetos e propostas de pesquisa deveriam constar os dilemas éticos envolvidos no processo.

Em um segundo momento, a palestra foi voltada para a regulação específica da pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Mónica explorou a proposta apresentada junto ao Conselho Nacional de Pesquisa para regulamentar o tema, com seus princípios reguladores, como o respeito aos valores culturais, a recusa ao preconceito e o respeito à diversidade e a garantia de confidencialidade.

A noite foi encerrada com a apresentação do Coral da UFPel.

O Ciclo de Palestras da Siepe prossegue até a sexta-feira (25), no Auditório do Centro de Artes, sempre às 19h30min. Nesta quinta-feira (24), um painel abordará a Creditação Curricular, em uma mesa composta pelos pró-reitores acadêmicos da UFPel, Álvaro Hypólito, de Graduação, Denise Bussoletti, de Extensão, e Luciano Agostini, de Pesquisa e Pós-Graduação. Na sexta-feira (25), a temática Extensão será trazida pela vice-reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, que abordará o “Encontro de Saberes”.

Os interessados em participar das atividades do Ciclo de Palestra podem fazer a inscrição no momento. Aqueles que tiverem mais de 75% de presença ganharão certificado de 20 horas.

Publicado em 24/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.