Química Forense e Instituto de Biologia recebem visita da Reitoria

DSC_0104Na manhã desta sexta-feira (18), o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Mauro Del Pino e a vice-reitora Denise Gigante cumpriram agenda no Campus Capão do Leão. Reunião com integrantes do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) e do Instituto de Biologia compuseram a pauta.

No CCQFA, o assunto principal foi o curso de Química Forense. Junto ao pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, e o coordenador de Obras e Planejamento Físico, Cleidi Pinto, professores e alunos do curso, o assunto foi a atuação da Química Forense, indicadores positivos do curso e necessidades estruturais.

DSC_0064O coordenador do curso, professor Claudio Martin Pereira de Pereira, apresentou a proposta da graduação, o perfil do profissional e suas áreas de atuação. Na sequência, falou sobre o Projeto Pedagógico – que já atende as normativas do Ministério da Educação (MEC) para 2015 -, o corpo docente qualificado – inclusive envolvido em comissões representativas de áreas de ciência –, integração com Programas de Pós-Graduação e a baixa taxa de evasão.

O grupo visitou os laboratórios de Cromatografia, Análises Forenses e de Química Forense – esses dois últimos ainda aguardando ajustes para funcionar em sua totalidade. Equipamentos já estão comprados e aguardam por uma Central de Gás que permita sua utilização. Adaptação de sanitários e acesso ao prédio, instalação de divisórias e a vistoria técnica de equipamentos também estão entre as necessidades do curso.

De acordo com o coordenador, os laboratórios, após as obras finais, estarão aptos a atender os cursos de Química, Farmácia e demais cursos da UFPel que necessitem de aporte para as aulas. “No momento, em regime parcial, estes laboratórios já estão sendo utilizados para algumas aulas. Depois da instalação dos equipamentos, também poderão ser atendidos os cursos de pós-graduação, como já vem sendo feito como o laboratório de Cromatografia”, disse.

Para o reitor, a iniciativa é importante para desenvolver uma pauta conjunta e articulada. Ele destacou, ainda, a atuação forte junto ao CCQFA, que necessitava de melhorias para atingir um patamar de qualidade. Del Pino elogiou a atuação do curso, o entendimento do Núcleo Docente Estruturante e espaços como a Semana Acadêmica para responder anseios dos estudantes. “Isso tudo nos motiva a trabalhar ainda mais fortemente”, pontuou.

Durante a reunião, falou-se sobre o esforço para atender as Unidades Acadêmicas localizadas no Campus Capão do Leão, nos âmbitos de energia, água e outros pontos relacionados à estrutura. De acordo com o reitor, a Central de Gás é ponto fundamental, será atendida e, se possível, antecipada. A vistoria e calibragem de equipamentos, destacou, têm sido pontos de grande demanda na Universidade e deverá ser realizada, em breve, licitação com o objetivo de atender essas necessidades.

Instituto de Biologia
DSC_0118No Instituto de Biologia, reitor e vice-reitora foram recebidos pelo diretor Althen Teixeira Filho, professores e aluno. Eles falaram sobre espaço físico, pintura e piso novo para áreas comuns, salas de aula e laboratórios – o que pode ser feito e deverá ser avaliado junto à Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra).

A matriz docente da Universidade também foi assunto no encontro, já que o Instituto teve, recentemente, a saída de três professores. O diretor relatou, igualmente, a falta de servidores técnico-administrativos. Na ocasião, a vice-reitora falou sobre os critérios que regem a matriz docente e o reitor mencionou a proposta de mapeamento de processos de trabalho e o censo dos TA’s, que deverá oferecer uma radiografia completa das atividades e oportunizar ajustes, conforme necessidade de cada unidade acadêmica e administrativa. O reitor destacou que, após o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o número de alunos da UFPel cresceu 120%, mas foi acompanhado apenas por 40% de professores e 7% de TA’s’. No entanto, para atender uma demanda mais emergencial, quando a greve dos servidores técnico-administrativos for finalizada, será realizada a chamada dos estagiários que deverão dar suporte às unidades.

As informações discutidas na reunião deverão ser levadas pelo diretor a uma assembleia geral do Instituto de Biologia, que será realizada nos próximos dias.

Veja, no arquivo abaixo, os indicativos do curso de Química Forense.

Indicativos – Química Forense

Publicado em 21/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.