Audiências esclarecem sobre Consulta do PDI

1ª REUNIAO 002 2ª REUNIAOAs comunidades interna e externa da UFPel têm até o dia 4 de outubro para contribuir com o texto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel. As contribuições são feitas através de página especialmente desenvolvida para este fim. O processo é simples e acessível. Para esclarecer sobre a Cosulta, foram feitas duas audiências públicas, na quinta-feira no Centro de Artes e nesta sexta-feira (18) na Faculdade de Agronomia.

Nos encontros, a Administração Superior da Universidade lembrou como ocorreu o processo de redação da proposta e explicou o funcionamento da página da Consulta Pública.

Para o reitor Mauro Del Pino, a redação do PDI cumpre com o compromisso programático da Gestão de rever os documentos da Universidade, como o próprio PDI e o Projeto Pedagógico, o Estatuto e o Regimento Interno, estes três em discussão na Constituinte Universitária. “O Conselho Universitário destinou à Gestão e às Direções de Unidades Acadêmicas a redação do PDI. Um trabalho a muitas mãos que é submetido agora à comunidade, que deve se manifestar sobre a proposta, à luz do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e do Plano Nacional da Educação (PNE)”, observou o reitor.

O diretor do Instituto de Física e Matemática (IFM), Willian Barros, destaca o trabalho conjunto entre Reitoria e direções de unidades na concepção do PDI. Ele compôs a mesa das audiências juntamente com o vice-diretor da Faculdade de Odontologia, Luís Eduardo Nova Cruz, com a vice-reitora, Denise Gigante, e com o reitor.

A vice-reitora traçou um histórico da elaboração, desde os seminários de base, passando pelas discussões em grupos até a redação do texto. Listou os objetivos e ações de cada tema. “Poderão ser propostos novos ou alterados estes”, disse.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, mostrou o documento do PDI, equipes que trabalharam na redação e estrutura do texto. “As contribuições terão de estar justificadas sempre no PNE e no PPI, pois esta foi a determinação do Consun”, reforçou. Osório mostrou a estrutura da página da Consulta, seus links e o funcionamento para apresentação das emendas. A página da Consulta tem os arquivos do PPI e do PNE.

Os formulários da página, que são muito simples, foram explicados pela coordenadora de Tecnologia da Informação, Amanda Argoud. “A ideia é publicar, periodicamente, até o dia 4, as contribuições”, informou. Cada membro da comunidade ou grupo de membros pode fazer mais de uma emenda, não há limite.

Osório sublinhou que os critérios de análise das contribuições levarão em conta sempre a pertinência com o PPI e com o PNE. “A Comissão, ao fim dos trabalhos, ficará à disposição para dizer porquê eventualmente alguma proposta não foi aceita”, afirmou o pró-reitor.

Ao cabo da consulta e da inclusão das sugestões aprovadas, o documento passará pela Reitoria e pelo conjunto de Diretores de Unidades, para depois ser submetido ao Consun para análise final. O PDI é o documento que balizará todas as ações institucionais dos próximos cinco anos na UFPel.

Contribua em http://wp.ufpel.edu.br/pdi/ .