UFPel avança em ensino, inovação e mercado, aponta o RUF

DSC_0044Uma Universidade com melhor ensino, mais inovadora e reconhecida pelo mercado. Estes avanços da UFPel, de 2014 para 2015, estão apontados no Ranking Universitário Folha (RUF), publicado pelo jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira (14). A UFPel ganhou posições nestes três itens, comparando-se a avaliação do ano passado com a de 2015.

O Ranking geral coloca a UFPel uma posição acima da classificação de 2014, ou seja, no 29º lugar. A nota geral cresceu de 72,34 para 76,74.

Conforme o RUF, o ensino da UFPel avançou em um ano. Neste item, um dos cinco avaliados, a Federal de Pelotas subiu seis posições, indo do 33º lugar para o 27º, entre 192 universidades brasileiras. A avaliação sobre ensino leva em conta itens como professores com doutorado e mestrado, com dedicação integral ou parcial, nota do Enade e avaliação do MEC.

No critério Inovação, a UFPel destacou-se por subir cinco posições, passando do 34º lugar para a 29ª posição. Este ponto, conforme a Folha, leva em conta o número de pedidos de patentes (direito de exclusividade para explorar comercialmente novas ideias) pela universidade ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) de 2004 a 2013.

Na avaliação sobre Mercado a Universidade cresceu muito, passou da posição 123 para a 81. Neste item, a Folha de São Paulo ouve responsáveis pela contratação de profissionais no mercado (empresas, consultórios médicos, academias, hospitais, firmas de construção civil, entre outros). Os entrevistados listam três instituições cujos alunos teriam preferência numa eventual contratação.

RUF – Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Como no ano passado, na edição de 2015 há dois produtos principais: o ranking de universidades e o ranking de cursos.

No ranking estão classificadas universidades brasileiras públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

O ranking completo e outras informações podem ser acessados pelo link http://ruf.folha.uol.com.br/2015/ .

Publicado em 14/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.