UFPel tem o maior auxílio moradia da Região Sul

DSC_0211Com o reajuste de R$ 360,00 para R$ 400,00 no Auxílio Moradia, a partir deste mês de setembro, a UFPel passa a ser a Universidade, entre as instituições de ensino superior da Região Sul (RS, SC e PR), que oferece o maior valor deste benefício aos seus acadêmicos. Hoje na UFPel são  1.257 estudantes que recebem o auxílio, com a expectativa do ingresso de mais 300 neste segundo semestre.

“A universidade pública brasileira passou a ter, nos últimos anos, mais um importante objetivo: a inclusão social. Medidas como esta que estamos tomando são fundamentais para que os estudantes historicamente impedidos de frequentar a universidade possam ingressar e permanecer estudando até a sua diplomação”, analisa o reitor da UFPel, Mauro Del Pino.

O Programa Auxílio Moradia(PAM) foi criado para suprir uma demanda por moradia dos estudantes em vulnerabilidade social que não tem como ser atendida pela atual Casa do Estudante. “Esse programa não visa atender todas as necessidades do estudante relativas à moradia, mas criar condições para que os acadêmicos possam compartilhar imóveis com as condições mínimas para suprir o que eles precisam”, observa a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha.

No começo da atual Gestão, em 2013, esse valor estava muito defasado e foi reajustado no final do ano para R$ 360,00 mensais. “Mesmo assim, ainda ficou muito abaixo das expectativas, mas foi um primeiro passo num processo que visa melhorar o programa”, afirmou a pró-reitora.

Em 2014, a demanda por moradia cresceu de forma muito acelerada, acarretando um grande número de pedidos indeferidos em função da insuficiência de recursos financeiros do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil) e por isso a Universidade não conseguiu promover um novo reajuste.

Em 2015, houve uma mudança na forma de aplicação do PNAES para a assistência direta, a partir do uso de recursos próprios da UFPel para o Programa de Bolsas Acadêmicas e algumas isenções. “Assim, conseguimos atender toda a demanda do PAM no primeiro edital de auxílios de 2015, com projeção de repetir esse quadro no segundo semestre e tendo atendido todos os pedidos para os demais programas. A partir da extinção da demanda reprimida, optamos por fazer um novo ajuste no valor mensal do PAM, aproximando dos valores pedidos para vagas em imóveis ocupados por universitários que desejam dividir aluguel e despesas”, comemora Ediane.

“Isso qualifica muito a nossa assistência, que já conta com um dos melhores serviços de restaurante universitário do país – com quatro refeições diárias para os bolsistas integrais de forma ininterrupta, alimentação orgânica e opções vegetarianas em todas as refeições. Temos clareza que ainda há muito que melhorar e que só teremos qualidade real em moradia estudantil com a construção do Condomínio Estudantil. No entanto, manteremos a busca por ações de melhoria em todas as áreas, entendendo que Assistência Estudantil é um direito do estudante e uma obrigação do gestor”, registrou a pró-reitora.

Publicado em 12/09/2015, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.