Ingressantes, compras, terceirizados e PDI na pauta com os diretores

DSC_0293DSC_0316A Reitoria realizou na manhã desta sexta-feira (11) mais uma reunião com os diretores de unidades acadêmicas. Na pauta, a Consulta Pública à Proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade, a questão dos estudantes ingressantes, compras para as unidades e serviços terceirizados. O encontro ocorreu no auditório acadêmico do campus Anglo.

A não realização da chamada oral, em função da greve dos técnico-administrativos, e o consequente atraso no ingresso dos calouros neste segundo semestre foi um dos temas dominantes do encontro, que teve as presenças do reitor Mauro Del Pino, da vice-reitora Denise Gigante, da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, do pró-reitor de Administração, Antônio Carlos Cleff, e do procurador institucional, Júlio Mattos, entre outros membros da Administração Superior.

A professora Afra de Sousa, da Pró-Reitoria de Graduação, relatou encontro com os coordenadores de cursos que têm alunos ingressantes, ocorrido em 1º de setembro, quando discutiram a questão do atraso na entrada. Nesta reunião, de acordo com a professora, foram aventadas três possibilidades, de alteração no calendário, da execução de um regime concentrado de atividades e de parte do conteúdo ser desenvolvido a distância.

No encontro desta sexta com os diretores, a Reitoria deixou claro que as disciplinas devem ser oferecidas aos calouros, mas as que já estão em andamento, em função de terem alunos veteranos, não precisam parar. Foi citado o caso da Esef, que está promovendo um rearranjo em sua grade para oferecer as disciplinas em semestres posteriores, sem prejuízo aos alunos.

A Pró-Reitoria de Graduação fará uma reunião nesta próxima semana com unidades que têm disciplinas já iniciadas, como o IB e IFM, para tratar do tema. São 1.097 ingressantes, em 27 cursos. Para a chamada oral, há vagas em todos os cursos.

Terceirização

O pró-reitor de Administração fez esclarecimentos sobre os serviços terceirizados na Universidade, especialmente portaria e limpeza. Disse que estão sendo feitos ajustes nos serviços de portaria, em função da contratação de nova empresa, e tratou sobre a execução e fiscalização da limpeza.

Compras

As rotinas de compras na Universidade foram muito prejudicadas na Universidade em 2015, em primeiro lugar pelo atraso na aprovação do orçamento federal, o que ocorreu em 22 de abril, e depois pela greve dos técnicos, a partir do fim de maio. O desenho final do orçamento da UFPel será apresentado ao Conselho Universitário (Consun) em reunião que deve ocorrer na quarta-feira (16). Mas no encontro desta sexta, os diretores foram informados pelo pró-reitor de Administração sobre as possibilidades de aplicação dos recursos agora. Elas são em diárias e passagens; no cartão corporativo; no almoxarifado; ou através de pregões vigentes, que são do Hospital Escola, de móveis e de equipamentos de informática. Não há possibilidade de novos pregões agora, só registro de preços. O limite do uso de capital pelas unidades foi ampliado. As unidades acadêmicas já tinham recebido R$ 2 milhões em 2015. Agora será liberado mais R$ 1 milhão. Os diretores realizarão reunião na quinta-feira (17), às 14h, no auditório do Centro de Artes, para conversar sobre o tema.

PDI

O reitor Mauro Del Pino relatou aos diretores que o questionamento feito ao Comando de Greve se haveria algum problema em iniciar agora a Consulta Pública sobre a proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) teve resposta favorável, ou seja, o Comando não vê problema em dar a partida ao processo. Assim, a consulta será iniciada nos próximos dias e duas audiências públicas, para esclarecimentos, serão realizadas já na próxima semana, com a participação de representação do grupo de diretores na mesa dos trabalhos.

Publicado em 11/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.