Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul tem início

DSC_0194Desde a manhã desta sexta-feira (11), estão reunidos aqueles que atuam ou pretendem atuar na melhora da qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. Mais de 240 profissionais e estudantes do Brasil, da Argentina e do Uruguai estão reunidos em Pelotas para o 2º Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das promotoras do encontro.

Paralelamente, ocorrem o 4º Encontro Sul-Brasileiro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o 8º Seminário do Programa de Internação Domiciliar (PIDI) do Hospital Escola da UFPel e a 1ª Jornada da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UFPel.

Com a temática Modelos de Atenção e a Integralidade do Cuidado, o evento recebe 23 palestrantes do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do HE, Camila Schwonke, integrante da comissão organizadora, a temática é inovadora, mas pouco difundida.  A intenção é discutir os cuidados paliativos em diversos ambientes de atenção à saúde – desde o domicílio, junto à atenção primária, até uma estrutura hospitalar complexa. Abordagens mais pontuais também estão presentes no evento, como a pediatria – ainda incipiente em discussões – até geriatria – evidenciando que os cuidados paliativos não são apenas vinculados à oncologia, mas também a outras doenças que requerem atenção. “Precisamos focar na qualidade de vida independentemente do tempo que o paciente tem”, pontuou.

A abertura foi realizada na manhã desta sexta-feira, no Hotel Jacques Georges Tower, cujo auditório ficou lotado para receber os participantes.

A coordenadora do evento e diretora do HE, Julieta Fripp, salientou que se trata de um espaço para garantir educação permanente para a área de saúde. Segundo ela, de 200 faculdades de Medicina no país apenas oito possuem os cuidados paliativos como parte do currículo. De acordo com ela, o aumento da incidência de doenças crônicas e da expectativa de vida da população demanda qualificação para a área.

DSC_0255A presidente da ANCP, Maria Goretti Maciel, relatou a emoção que sentiu durante a Jornada da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UFPel, que ocorreu na noite da quinta-feira (10). A dirigente destacou a “sala lotada, os olhos brilhantes e ávidos por conhecimento” dos estudantes. Goretti salientou o entusiasmo e a busca dos alunos, que, como fenômeno que ocorre pelo país, deverão estimular a inserção do tema cada vez mais. “No momento em que todos conhecerem e respeitarem, haverá cuidados paliativos como condição natural, de fragilidade e cuidado à vida”, disse. Segundo ela, a UFPel tem sido referência. “Esse apoio está abrindo portas para uma grande mudança no Brasil. O que estamos há dez anos tentando construir está se tornando realidade aqui em Pelotas”, ressaltou.

Atuação
Presente no encontro, a coordenadora geral da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges, afirmou que apesar das dificuldades e dúvidas, é imperativo o entendimento dos cuidados paliativos como política pública. De acordo com ela, haverá um trabalho com afinco para uma mudança de paradigma que garanta a qualidade de vida e de morte. “Me entusiasmo com a força e a energia que Pelotas tem no cenário nacional de cuidados paliativos. Vamos, juntos, mudar a consciência do país”, disse.

DSC_0288O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, falou sobre a responsabilidade da Universidade e do Hospital frente ao caráter inovador e pela necessidade de aprofundamento e disseminação do assunto. Em face a isso, ele mencionou a formação, a pesquisa e a estrutura como âmbitos essenciais para o tema e que vão refletir na atuação de profissionais qualificados para a saúde integral do ser humano. “Temos a expectativa de que esse tema percorra o conjunto das instituições formadoras e contribua para o estabelecimento de políticas públicas. São passos como esse que nos dão estímulo para seguir adiante”, pontuou.

Veja, abaixo, a programação dos próximos momentos do evento:
11/09 – tarde
14h – Mesa: Cuidados paliativos no hospital – moderador: Julieta Carriconde Fripp (MD/ RS/ BR). Equipe de Consultoria: Rodrigo Castilho (MD/ RS/ BR); Unidade Hospitalar: Maria Goretti (MD/ SP/ BR); Hospital de Cuidados Paliativos: Claudia Naylor (MD/ INCA/ RJ/ BR);
15h45min – Coffee Break;
16h – Palestra Cuidados paliativos em geriatria – Daniel Azevedo (MD/ RJ/ BR);
16h45min – Palestra Controle de sintomas: Ansiedade e depressão – Adriana Loduca (PSI/ SP/ BR);
17h15min – Palestra Reflexões sobre o morrer: Sentido da vida – Lilian Sá (AS/ MG/ BR).
12/09 – manhã
8h – Mesa: Difusão dos cuidados paliativos na América Latina e no Brasil – Moderador: Olivia Ugarte (MS/ BR). ANCP Brasil: Maria Goretti Maciel (MD/ SP/ BR);
9h – Palestra: Cuidados paliativos na atenção primária – Santiago Correa (MD/ RS/ BR);
9h30min – Palestra Educação em cuidados paliativos – Roberto Wenk (MD/ AR);
10h20min – Coffee Break;
10h40min – Palestra Controle de Sintomas: dor – Adivânio Américo (MD/ RS/ BR);
11h20min – Palestra Manejo clínico de sintomas físicos nos momentos que antecedem a morte – Maria Goretti Maciel (MD/ SP/ BR);
Apresentações orais de trabalhos.
12/09 – tarde
14h – Mesa: Dor total: Integralidade dos cuidados e interdisciplinaridade – Moderador: Taís Leivas (PSI/ RS/ BR). Atuação do odontólogo: José Ricardo Costa (CD/ RS/ BR) Atuação do nutricionista: Patrícia Duval (NUT/ RS/ BR); Atuação do enfermeiro: Inês Gimenes Rodrigues (ENF/ PR/ BR); Atuação do psicólogo: Débora Marcheti (PSI/ RS/ BR); Atuação do terapeuta ocupacional: Marília Bense Othero (TO/ SP/ BR);
15h45min – Coffee Break;
16h – Palestra Controle de sintomas em oncologia: suboclusão intestinal – Claudia Naylor (MD/ INCA/ RJ/ BR);
17h – Palestra O sentido da espiritualidade na transitoriedade da vida – Isabel Arrieira (ENF/ RS/ BR).

Publicado em 11/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.