Toma posse nova direção da Faculdade de Meteorologia

002 A Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas teve empossada, na tarde desta quarta-feira (2), sua nova direção. Tomaram posse na ocasião o antigo vice-diretor, professor Fabrício Pereira Harter, como diretor, e o professor João Carlos Torres Viana, como vice-diretor. Deixou o cargo de direção o professor Jonas da Costa Carvalho.

A cerimônia, que contou com a presença de professores e estudantes da unidade e de diretores de outras unidades, foi aberta pelo reitor da UFPel, Mauro Del Pino. Após a leitura do termo de posse, por parte da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eugênia Dias, o documento foi assinado pelo novo diretor.

Em seu discurso de despedida, o ex-diretor agradeceu a todos pelo apoio encontrado junto à comunidade da Faculdade de Meteorologia, mas também da Administração Central e dos diretores das demais unidades. Ele também desejou sucesso ao seu sucessor.

Tomando a palavra, o novo vice-diretor destacou o trabalho em grupo realizado por todos os servidores da FMet. Ele disse estar empenhado em dar continuidade ao bom trabalho já realizado, em especial ao que tange o Radar Meteorológico, um serviço prestado pela unidade à comunidade da região. Nesse ponto, Viana destacou o empenho de Carvalho no que diz respeito à mudança da 003estrutura para o Campus Capão do Leão.

O novo diretor também evidenciou o empreitada de levar o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) para junto do restante da estrutura da Faculdade, de forma a integrar a pós-graduação da Faculdade ao restante das atividades de ensino. Harter lembrou que a FMet/UFPel é o único curso de Meteorologia brasileiro a manter uma estrutura como o radar em suas dependências. Outra meta levantada por ele é a diminuição na evasão do curso.

Além da construção da nova sede física, a Faculdade de Meteorologia, afirma o diretor, também comemora um novo convênio assinado com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que usará os dados levantados pelo CPPMet para as suas atividades, e ainda possibilitará a expansão do centro. “Isso fará do CPPMet a principal referência em meteorologia no estado”, disse Harter no discurso.

001Del Pino encerrou a cerimônia de posse com boas notícias: o orçamento de R$ 6 milhões para a construção das novas dependências da FMet e do CPPMet foram garantidos pela Secretaria de Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do Ministério da Educação (Setec/MEC), como compensação pela entrega do espaço hoje existente ao Campus Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. A edificação de três pavimentos será localizada ao lado do novo Aulário do Campus Capão do Leão, e a licitação para a sua construção será feita de forma conjunta. Na próxima semana, o reitor estará em Brasília para tratar dos últimos detalhes em relação a esse fato.

Publicado em 03/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.