Seminário reúne bolsistas de iniciação à docência

IMG_1583 Teve início na noite de segunda-feira (31) o 4º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFPel, evento que reúne para partilha de experiências e planejamento das próximas atividades bolsistas, orientadores e gestores das escolas que recebem as atividades da iniciativa. O evento, com o tema “A interdisciplinaridade e suas repercussões na formação docente”, ocorre até quarta-feira (2) no auditório do Colégio Municipal Pelotense, mas também tem atividades na Escola Superior de Educação Física e no Centro de Artes.

O coordenador institucional do Pibid, professor Verno Krüger, explica que essa edição do Seminário tem por objetivo a avaliação dos trabalhos elaborados pelos estudantes após o diagnóstico realizado em escolas da rede pública de ensino. Os trabalhos têm como principal foco a implementação de ações interdisciplinares, já que esta é uma das novas diretrizes da reforma curricular implantada no Rio Grande do Sul a partir da nova proposta do ensino politécnico.

Durante a realização do evento, todos os projetos elaborados serão apresentados, avaliados e debatidos, de forma que, como próximo passo, sejam colocados em execução. De acordo com Krüger, no evento, participam alunos de todos os cursos de licenciatura da UFPel, com exceção das graduações em línguas estrangeiras. São quase 500 pessoas envolvidas, incluindo os orientadores e representantes das 17 escolas que recebem os bolsistas.

O Seminário foi aberto com a participação do reitor da UFPel, Mauro Del Pino, do pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, da representante da 5ª Coordenadoria Regional de Educação do estado, Dóris Noronha, e da superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Loreni Peverada da Silva. Logo após a sessão de abertura, foi realizada apresentação do grupo do PIBID Música. Depois, foi proferida a conferência de abertura, com o tema do evento, com a participação do professor Juares da Silva Thiesen, da Universidade Federal de Santa Catarina.

IMG_1594Incentivando a formação de professores

O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) que, por meio de bolsas para estudantes de cursos de licenciatura, busca inserir os futuros professores nas escolas da rede pública, aplicando projetos que qualifiquem a qualidade do ensino.

“Temos no Brasil um desestímulo à procura pela profissão de professor”, explica o pró-reitor Hypólito ao destacar a importância de um programa como o PIBID, pois com a inserção do estudante nas escolas é possível incentivar a adesão à docência. Ele afirma que a iniciativa tem encontrado grande sucesso, conseguindo mobilizar a comunidade universitária e escolar.

Para a representante da 5ª CRE, o PIBID é um avanço na proximidade entre a universidade e as unidades de ensino básico, fortalecendo o fazer coletivo e favorecendo a produção de conhecimento entre as duas partes. “O aluno que amanhã estaria ingressando nas escolas já está inserido nesse contexto desde a graduação”, diz Dóris.

O reitor Mauro Del Pino considera que a educação brasileira precisa de programas de longo alcance e duração, e estas são características do PIBID. Segundo Del Pino, o projeto tem uma grande contribuição, já que faz com que a universidade compreenda melhor a escola, com que os estudantes já se percebam como educadores e com que a escola receba alguma forma de formação continuada.

Publicado em 03/09/2015, nas categorias Eventos Acadêmicos, Notícias.