Projeto de restauração da Laneira é apresentado para deputado Fernando Marroni

003(5) O grande projeto de restauração que pretende transformar a antiga Laneira Brasileira S.A. em um novo centro de cultura para a cidade de Pelotas foi apresentado na tarde desta segunda-feira (31) ao deputado federal Fernando Marroni pelo reitor Mauro Del Pino e membros da comissão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura que articula o processo. A intenção é pedir a colaboração do parlamentar na articulação em busca de recursos para a realização da obra.

A coordenadora do Núcleo de Patrimônio Cultural da PREC, Francisca Michelon, destacou ao deputado, ao apresentar a proposta, o grande impacto que a proposta trará à cidade como um todo, mas especialmente ao bairro Fragata. “Aquele é um prédio de impacto visual e memorial”, afirmou Francisca, citando pesquisas realizadas com a comunidade circundante à edificação. Para ela, a criação da “Casa dos Museus”, como é conhecido o projeto, é o resgate de uma dívida da Universidade para com a sociedade, beneficiando um público que não é acadêmico.

004(4)Marroni disse estar convencido do mérito da ideia e demonstrou ter gostado muito do projeto apresentado, que foi elaborado por um grupo de estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo sob orientação do professor Ricardo Pintado, também presente na reunião desta segunda. O deputado comprometeu-se em buscar alternativas para a realização da obra.

O reitor da UFPel explicou que, embora a recuperação total do local vá custar cerca de R$ 15 milhões, é possível que a obra seja realizada em etapas. A primeira delas, considerada prioritária, é a construção de um centro de eventos para a Universidade, que contará com um auditório com 780 lugares, sala de cinema para 100 pessoas e, ainda, quatro salas de apoio às atividades. Além disso, essa etapa englobaria a recuperação completa da fachada e a implantação da área de acesso, um espaço arborizado em comum entre todos os espaços da Laneira. Para realizar essa intervenção, seriam necessários R$ 1 milhão. A instalação de um auditório com grande capacidade é considerada de suma importância, já que a Universidade dispõe apenas de um espaço para eventos de médio porte – o auditório Wilson de Oliveira, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, que em breve entrará em reforma e tem limitação de 400 lugares.

As demais fases da obra incluiriam a instalação dos diversos museus da UFPel destinados para aquele espaço e as áreas voltadas para atividades de ensino e pesquisa de diversos cursos de graduação e programas de pós-graduação da área do patrimônio.

Publicado em 01/09/2015, na categoria Notícias.