Seminário de Integração Sociológica ocorre nos dias 27 e 28

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove o 3º Seminário de Integração Sociológica, nos dias 27 e 28. O evento é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além de mesa-redonda, painel e seis grupos de trabalho (GTs), o encontro terá apresentação das revistas dos Programas de Pós-Graduação e lançamento dos livros Lançamento dos livros Pós-Estruturalismo me Teoria do Discurso: Em torno de Ernesto Laclau; Crise e Emergência de novas dinâmicas Sociais; Discurso, Trabalho e Movimentos Sociais.

Informações a respeito dos GTs, dos resumos a serem apresentados e outros aspectos podem ser encontradas no site do evento.

Dia 27, quinta-feira
Local: Universidade Católica de Pelotas (Auditório Dom Antônio Zattera) – Rua Félix da Cunha, esquina Rua Três de Maio
12h – Credenciamento
14h – Abertura
14h30min – Mesa-Redonda As múltiplas possibilidades de construção do conhecimento sociológico?. Convidados: professores José Carlos Gomes dos Anjos (UFRGS), Pedro Robertt (UFPel) e Elaine da Silveira Leite (UFPel)
17h – Café Sociológico: Apresentação das revistas dos PPGS Convidadas: NORUS – Novos Rumos Sociológicos (PPGS/UFPel), Sociologias – (PPGS/UFRGS), Revista Contraponto – (PPGS/UFRGS/Docentes)
17h30min – Café Sociológico: Lançamento dos livros Pós-Estruturalismo me Teoria do Discurso: Em torno de Ernesto Laclau; Crise e Emergência de novas dinâmicas Sociais; Discurso, Trabalho e Movimentos Sociais.
18h30min – Painel Construindo conhecimento sociológico? Convidados: Professor Jalcione Almeida (UFRGS), professor Léo Peixoto Rodrigues (UFPel), mestre Éverton Garcia (UFRGS), mestranda Camila Schuck (UFPel) e mestranda Claudia Anello (UFPel)

Dia 28, sexta-feira
Local: Colégio Salis Goulart (Geografia/UFPel) – Rua Félix da Cunha, n° 520
Grupos de Trabalhos (GTs) – 8h30min – 12h – 13h30min – 17h30min
GT1 – Sociedade, Estado e Políticas Públicas
Professor José Carlos Gomes dos Anjos (UFRGS); professora Maria Thereza Ribeiro (UFPel); orientanda Natalia Carvalho da Rosa (UFPel).
GT2 – Sociedade, Ruralidades e Ambiente
Professor Jalcione Almeida (UFRGS); professor William Héctor Gómez Soto (UFPel); orientandos Paulo Libardoni (UFRGS) e Raquel Hadrich Silva (UFPel).
GT3 – Teorias, Sociedade e Conhecimento
Professora Maíra Baumgarten (UFRGS); professor Léo Peixoto Rodrigues (UFPel); orientandos Leonardo Santos de Lima (UFRGS) e Camila Schuck (UFPel).
GT4 – Trabalho e Sociedade
Professor Fernando Cotanda (UFRGS); professor Pedro Robertt (UFPel); orientando Valdir Robe Junior (UFPel)
GT5 – Minorias e Desigualdades Sociais
Professor Karl Monsma (UFRGS); professor Marcus Spolle (UFPel); orientandos Aline Passuelo de Oliveira (UFRGS) e Flavia Acosta (UFPel).
GT6 – Violência e Conflitualidade
Professor Alex Niche Teixeira (UFRGS); professor Guilherme Massaú (UFPel); orientando Gerson Luiz Cardoso (UFRGS)

Veja os dados dos livros:
Pós-Estruturalismo me Teoria do Discurso: Em torno de Ernesto Laclau
Organizadores: Daniel de Mendonça e Léo Peixoto Rodrigues Ano da publicação da obra: 2014 – 2ª Edição
Editora: EDIPUCRS
Sinopse: O ponto de partida de Laclau é a crítica ao marxismo, entendido como projeto teórico incapaz de dar conta da compreensão das relações sociais contemporâneas. Para Laclau, o que existe efetivamente é um complexo espectro social formado por uma infinidade de identidades, constituídas a partir de relações discursivas antagônicas distintas do antagonismo de classe. Pós-estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau, na sua Segunda Edição, traz contribuições de autores de universidades e centros de pesquisas localizados no Brasil, na Argentina e no Canadá. Além disto, conta com a contribuição de Ernesto Laclau, de pesquisadores diretamente vinculados à Escola de Essex, tais como Aletta J. Norval (Universidade de Essex) e Oliver Marchart (Universidade de Luzern).

Crise e Emergência de novas dinâmicas Sociais
Organizadores: Léo Peixoto Rodrigues, Jalcione Almeida, Marcus Spolle
Ano de publicação: 2014
Editora: CRV – Paraná
Sinopse: Trata-se de uma coletânea dos trabalhos selecionados, por ocasião das apresentações em GTs que ocorreram no III EICS, intitulada: Crise e emergência de novas dinâmicas sociais, publicada em dois volumes. Constitui-se na seleção das principais contribuições do IV Encontro Internacional de Ciências Sociais – IV EICS, realizado em Pelotas no ano de 2014.

Discurso, Trabalho e Movimentos Sociais
Autor: Elísio Estanque
Ano de publicação: 2015
Editora: Pedro & João – São Carlos, SP
Sinopse: O livro Discurso, Trabalho e Movimentos Sociais tem como objetivo permitir que alunos das Ciências Humanas, Sociais e das Letras, de modo particular àqueles que trabalham com discurso, encontrem aqui discussões teóricas e metodológicas sobre as referidas temáticas que lhes possam ser úteis às próprias pesquisas, seja por meio de seu emprego direto ou indireto.

Publicado em 26/08/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.