Revista NORUS abre chamada para dossiê sobre questão ambiental e ecológica

A Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, abre chamada para envio de artigos. A temática do próximo dossiê a ser publicado pela revista é a questão ambiental e ecológica, assunto relevante nas sociedades modernas, que tem despertado novos atores e ações nas organizações sociais e políticas.

Segundo os organizadores da NORUS, com aparecimento da questão ambiental e dos movimentos ambientalistas, conformou-se um campo de estudos na Sociologia Ambiental ou dessa temática nas Ciências Sociais, como objeto de pesquisa e como fonte de motivação para a atuação de diversos acadêmicos e pesquisadores no debate das questões socioambientais. Sob essa perspectiva, a equipe editora convida pesquisadores a contribuir com trabalhos que abordem as questões ambientais e os movimentos socioambientais.

As problematizações aguardadas são acerca da questão socioambiental e os projetos de desenvolvimento; conflitos ambientais; movimentos sociais que atuam com a pauta ambiental; a atuação de grupos sociais em luta para garantir direitos e territórios; preservação ambiental; legislação ambiental e territorial; políticas públicas ambientais; e o papel da tecnologia na transformação ambiental sociotécnica.

O prazo para o envio de artigos nas normas editoriais da Revista será entre os dias 24 de agosto e 30 de outubro de 2015. A equipe solicita que as propostas sejam enviadas para o e-mail revnorus@gmail.com. Os organizadores da edição da NORUS são os professores Sérgio Botton Barcellos (UFPel) e Everton Lazzaretti Picolotto (UFSM).

Mais informações podem ser obtidas no site da revista, disponível neste link.