Artigo do PPG em Odontologia tem destaque internacional

O artigo intitulado “Longevity of posterior composite restorations: not only a matter of materials”, de autoria de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UPFel e publicado no periódico Dental Materials (2012 Jan;28:87-101), atingiu recentemente a marca de cem citações na base de dados internacional Scopus. O trabalho realizado com a participação dos professores Flávio Demarco, Marcos Correa, Maximiliano Cenci e Rafael Moraes é o artigo mais citado dentre os artigos publicados desde 2012 no periódico, que figura entre os mais importantes do cenário internacional de pesquisa em Odontologia. O artigo ainda conta com co-autoria do professor visitante Niek Opdam, da Universidade Radboud, de Nijmegen, Holanda.

Este é o primeiro artigo do PPGO que atinge a marca de 100 citações. Ele também já possui quase 200 citações na base de dados Google Scholar e mais de 90 na Web of Science. Segundo um dos autores, estes dados indicam o impacto e relevância do trabalho para a discussão sobre longevidade clínica de restaurações de resina composta.

A principal contribuição do artigo, e que parcialmente explica o impacto que vem apresentando na comunidade científica, é indicar que diversos fatores que não apenas o tipo ou classificação de materiais restauradores têm impacto na longevidade e desempenho clínico de restaurações de resina composta em dentes posteriores.