Reitoria visita Hospital Veterinário

visita_umO Hospital Veterinário foi o alvo da atenção da reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na manhã desta quinta-feira (13). O reitor Mauro Del Pino foi recebido pelo novo diretor do Hospital, professor Carlos Eduardo Nogueira, visitou as instalações do local, ouviu demandas e esteve, também, em outros laboratórios do curso.

O reitor esteve acompanhado do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, do pró-reitor de Infraestrutura, Evaldo Krüger, e integrantes de sua equipe. O grupo foi ciceroneado, também, pelo diretor da Faculdade de Veterinária, professor Gilberto Vargas, e docentes do curso.

visita_quatroA visita in loco percorreu a recepção do Hospital, Departamento de Medicamentos, Ambulatórios, Bloco Cirúrgico, Pós-Operatório, Lavanderia, Oncologia, Sala de Plantonistas, Raio-X, Internação, Canis e Pavilhão de Grandes Animais.

Durante a visita, o diretor do Hospital, que tomou posse há menos de um mês, pôde relatar desafios estruturais e também de pessoal. A formalização de convênios e a adaptação de processos no Hospital também foram discutidos.

De acordo com o reitor, a intenção é iniciar o planejamento para um novo Hospital, e, para isso, será feito um plano de necessidades, tomando como referência outros hospitais de ensino veterinário.

visita_doisO Hospital Veterinário da UFPel realiza atendimentos clínicos, cirurgia, coleta de material e realização de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Além de atender de três a quatro mil pequenos animais por ano, o Hospital soma 700 atendimentos anuais a equinos – este um dos maiores volumes de atendimentos entre as universidades no Brasil. Também está vinculado ao Hospital o Ambulatório da Ceval, localizado na zona do Porto, que serve o público que atua com carroças e charretes.

Instalações
O grupo ainda visitou o Departamento de Clínicas Veterinárias e esteve no Laboratório de Patologia Clínica. Responsável por sete mil exames anuais, o Laboratório atualmente está equipado de maneira que os alunos saem preparados em termos de análises clínicas existentes hoje no cenário mundial, destacou a professora Carmen Lúcia Ribeiro. Na ocasião, ela relatou a necessidade de adequação no abastecimento de energia elétrica para melhor utilização do espaço. A reitoria lembrou, na ocasião, que estão sendo instaladas subestações de energia elétrica para servir ao Campus Capão do Leão com qualidade.

visita_tresDepois, a reitoria esteve no Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Micologia Veterinária. Lá, o professor Mário Meireles mostrou as instalações e falou sobre a necessidade de manutenção no equipamento Vitek II Compact, responsável por fazer a identificação de microorganismos. Na oportunidade, o pró-reitor de Planejamento falou sobre o propósito da sensibilização acadêmica a fim de institucionalizar equipamentos, de forma a se obter um planejamento mais preciso para as manutenções.

Seguindo a visita, a reitoria esteve nas futuras instalações dos laboratórios da área de doenças infecciosas. A empresa contratada para a obra não finalizou o espaço e, por isso, alternativas serão buscadas para que haja condições de utilização do local.

Publicado em 14/08/2015, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Faculdade de Veterinária.