Pronto Socorro é pauta de reunião entre reitor da UFPel e prefeito de Pelotas

001(3)O reitor da Universidade Federal de Pelotas, Mauro Del Pino, e o prefeito do município, Eduardo Leite, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (31) para tratar de diversas pautas relacionadas às duas entidades. O principal motivo do encontro foi a situação do financiamento do Pronto Socorro da cidade, que conta com administração conjunta entre as duas organizações, além da Universidade Católica.

O prefeito destacou os papeis desempenhados pelos entes que gerenciam a casa de saúde: a UCPel, que cede o espaço e a gestão de pessoas, a Prefeitura, que mantém a maior parte do aporte financeiro, e a UFPel, que também repassa recursos financeiros. No entanto, o fim do convênio entre a Prefeitura e a Universidade, no mês de março, e a sua não continuidade estão prejudicando o funcionamento do Pronto Socorro.

“A situação está se tornando insustentável”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann, presente na reunião. Um dos motivos, segundo ela, é que os gastos com pessoal estão atingindo um nível de cerca de R$ 900 mil em um orçamento que atinge R$ 1,2 milhão. Uma das medidas adotadas é o adiantamento de recursos de outros meses para saldar as dívidas.

Del Pino afirmou que o novo convênio já está em processo de finalização. Após estudos, a Coordenação de Convênios da UFPel apresentou ao reitor a opção que seria a mais adequada, de que fosse firmado um novo acordo entre essas duas partes, com uma compensação dos meses nos quais o repasse não foi realizado. Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, a proposta se encaixa na política da gestão da Universidade em manter especialmente gastos com pessoal, no que tange à redução do orçamento imposta pelo Governo Federal, já que os recursos seriam para este fim.

Outros temas

Além da pauta do Pronto Socorro, outros assuntos foram tratados pelos gestores. A primeira foi relacionada a instalação da Rede Nacional de Pesquisa, uma conexão de fibra óptica que interligará prédios da UFPel, UCPel, Prefeitura, Embrapa, entre outras organizações, de forma a facilitar a sua comunicação. De acordo com Del Pino, um dos entraves que ainda impedem o seu funcionamento seria a instalação de postes, estrutura que a companhia energética não iria atender.

A restauração do Grande Hotel também foi lembrada. O pró-reitor citou um problema com a questão da propriedade que já foi solucionado, mas que a escritura ainda não está com a Universidade. Ele ainda destacou que o projeto de restauro já está aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que o próximo passo é a captação de recursos para a obra.

A permuta de prédios que possibilitará que o Conservatório de Música ocupe todo o prédio da esquina das ruas Félix da Cunha e Sete de Setembro também foi lembrada na reunião. O reitor afirmou que o prédio onde se localizava o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), atualmente pertencente à UFPel, já estaria em fase de desocupação. O prefeito Eduardo, por sua vez, disse que a equipe do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) já estaria trabalhando nos projetos de ocupação do espaço.

Outras duas pautas relacionadas à saúde finalizaram o encontro. A possível transformação da Unidade Básica de Saúde do Areal, de responsabilidade da UFPel, em um posto interdisciplinar esbarraria na questão espacial do local onde está alocada. Dessa forma, foram pedidas à Prefeitura alternativas para a construção de uma nova edificação que possa abrigar as atividades. Os repasses da Prefeitura para o Centro de Especialidades Odontológicas fecharam os assuntos: de acordo com a secretária Arita um novo convênio deve ser firmado entre a Universidade e o município para que eles voltem a ocorrer.

Publicado em 31/07/2015, na categoria Notícias.