UFPel realiza doação de roupas para A Loja Vazia

001(2)Na manhã desta quinta-feira (30), centenas de peças de roupas doadas pela comunidade universitária foram encaminhadas para a iniciativa “A Loja Vazia”, liderada pelo Shopping Pelotas, uma campanha do agasalho realizada de forma diferenciada e que tem movimentado a sociedade pelotense. Convidada a ser a instituição responsável por este 30 de julho, a UFPel realizou a entrega de 354 itens, arrecadados no Campus Anglo, no Centro de Integração do Mercosul e no Sindicato dos Servidores da UFPel (ASUFPel).

Participaram do ato de entrega o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, o assessor da Reitoria, Paulo Koschier, e o gerente geral do Shopping.

Em pouco mais de um mês de campanha, já foram arrecadadas quase 14 mil peças de roupas pela Loja Vazia, totalizando 3,3 toneladas. A cada semana, os donativos são encaminhados para diversos bairros da cidade: já foram atendidas comunidades carentes de regiões como o Porto, Balsa, Navegantes, Barro Duro, Pontal da Barra e Três Vendas; a Colônia Z3 já recebeu duas vezes doações, devido aos afligidos pelas recentes chuvas.

Segundo a responsável pelas arrecadações na Loja Vazia, Ângela Dockendorff, a mobilização em torno da campanha é muito grande. Ela afirma que a versão pelotense já superou a de São Paulo, cidade onde surgiu a ideia.

Apesar de as doações da Universidade Federal de Pelotas já tenham sido encaminhadas para A Loja Vazia, a campanha ainda se estende até o dia 16 de agosto. Peças de roupas, calçados e cobertores podem ser encaminhados diretamente ao local, ao lado das salas de cinema do Shopping Pelotas.

003(3)Uma loja cheia de solidariedade

A Loja Vazia é uma iniciativa surgida em São Paulo, na qual uma loja é aberta somente com cabides, manequins e estantes. Ela é enchida com doações vindas da comunidade, recebidas diariamente. Ao fim do dia, a loja é esvaziada, de forma que o dia seguinte também comece com os espaços em branco.

Em Pelotas, a campanha foi promovida pelo Shopping Pelotas. Os donativos estão sendo encaminhados ao Banco Madre Tereza de Calcutá. Voluntários do Movimento de Emaús, ligado à Igreja Católica, permanecem em tempo integral na loja, recebendo as peças. Já estudantes de Design de Moda da UCPel montam combinações com as roupas doadas para vestir os manequins.

Publicado em 30/07/2015, nas categorias Destaque, Notícias.