Início do conteúdo

Ebserh é desprivatizante, garante presidente Newton Lima Neto

DSC_0254O modelo de gestão adotado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) é desprivatizante, é uma empresa exclusivamente pública cujos recursos têm como única fonte os cofres federais e como porta de entrada aos atendimentos somente o SUS (Sistema Único de Saúde). As afirmações foram feitas pelo presidente da Empresa, Newton Lima Neto, durante a 11ª edição do Café com a Direção, evento organizado pela direção do Hospital Escola da UFPel, nesta quarta-feira (22), pela manhã.

DSC_0283A participação de Lima Neto no Café fez parte de extensa agenda que ele cumpriu na UFPel nesta quarta-feira, que incluiu, além de reuniões com as equipes de Gestão da Universidade e do Hospital Escola, visitas a instalações do HE e da Faculdade de Medicina. O presidente assumiu a presidência da Ebserh há cerca de 45 dias e desde lá vem realizando uma das suas metas iniciais na organização, visitar e conhecer os hospitais vinculados aos sistema da Empresa. A visita à UFPel foi a oitava realizada no período. Nesta quinta-feira (23), ele assina o contrato com a Fundação Universidade de Rio Grande (Furg), em Rio Grande.

“O projeto da Ebserh me entusiasma”, disse o presidente ao público do Café com a Direção, que lotou o auditório do Hospital Escola. Ele afirmou que uma das metas neste momento é estabelecer a rede de instituições o mais rápido possível. Lembrou a criação da Empresa, há quatro anos, e o modelo que serviu de parâmetro para seu surgimento, que foi o do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em formato de empresa pública.

“Nossa ideologia e nosso programa objetivam dar dignidade aos profissionais e pacientes dos HEs e aumentar o valor da formação dos acadêmicos”, sublinhou Lima Neto, ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos. Neste sentido, frisou que os Hospitais são espaços universitários e desta forma obedecem ao preceito constitucional da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com especial atenção à inovação tecnológica.

Para que isso seja uma realidade permanente, está sendo formada uma rede de capacitação e produção do conhecimento entre as organizações vinculadas à Ebserh, informou Lima Neto. Entre as atividades da rede, mestrado profissionalizante em Gestão Hospitalar, Residência em Gestão Hospitalar, programa de capacitação de preceptores e constituição de Rede de Pesquisas Clínicas. “Ao mesmo tempo, estamos substituindo o pessoal, fazendo obras e tocando Rehuf (Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários)”, observou.

Boa imagem

A visita à UFPel deixa uma boa imagem na memória do presidente da Ebserh. “Sairei daqui com a melhor impressão possível. Vamos juntos construir nossos ideais de dar ao Hospital Escola da UFPel todas as condições de melhorar suas práticas acadêmicas, assistência e serviços à comunidade”, concluiu.

Busca da qualidade

DSC_0198Lembrando que são colegas de longa data na luta pela educação e pela saúde pública de qualidade, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, saudou a presença do presidente da Ebserh na UFPel. Del Pino salientou que as universidades têm papel fundamental neste processo de avanço dos serviços públicos, não somente na área acadêmica, mas também da assistência.

“Vivemos um momento de transição em nosso Hospital”, disse o reitor, referindo-se à passagem à Ebserh. Neste sentido, adiantou que a expectativa das primeiras nomeações dos aprovados no recente concurso feito pela Empresa para suprir as vagas no HE da UFPel devem ocorrer em outubro.

Fazendo menção ao vídeo mostrado no início do encontro, sobre as atividades do Hospital, disse que os depoimentos de pacientes reconhecem a qualidade dos serviços oferecidos. “Com a Ebserh, ampliaremos e qualificaremos ainda mais tudo o que já oferecemos, inclusive com a realização de nosso sonho do Hospital próprio”, projetou o reitor. Del Pino informou que a licitação do Bloco 3 do novo Hospital está pronta para ser lançada e que os projetos dos blocos 1 e 2 estão sendo finalizados.

DSC_0153A superintendente da Ebserh na UFPel, Julieta Carriconde Fripp, em sua manifestação no encontro, recordou que a primeira fala de Lima Neto à frente da Ebserh foi no sentido de que deveria conhecer os hospitais da rede, e que a promessa se cumpria naquele momento na UFPel. Ela classificou a visita do presidente como histórica, pois permite conhecer a ponta do sistema, sentir seu cotidiano. Julieta lembrou o processo de redimensionamento projetado para o HE da UFPel, com o crescimento de 112 para 174 leitos agora e a projeção de ter 209 leitos até o fim de 2015, o que dará a condição de médio porte ao Hospital da Universidade.

Hospital

No começo do Café com a Direção, como ocorre em todas as edições do evento, foi exibido vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação do Hospital. Nesta oportunidade, o vídeo trouxe uma compilação dos já produzidos, contemplando todas as áreas de atuação do HE. Foram mostradas as redes e linhas de cuidado do Hospital, como a Rede Cegonha ou Materno Infantil; a Oncologia; a Urgência e Emergência, a Atenção Domiciliar; o Apoio Diagnóstico-Terapêutico; as Obras e Reformas e os Projetos. Os depoimentos de pacientes foram destaque no vídeo, que pode ser visto acessando o canal do HE da UFPel no YouTube.

Presentes no encontro dirigentes de setores do HE e da Universidade, pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e administrativas da UFPel, coordenadores de cursos, servidores e docentes do hospital e da Universidade, o diretor-presidente da Fundação de Apoio Universitário (FAU), Afrânio Kruger, o deputado federal Fernando Marroni, a deputada estadual Miriam Marroni e outras autoridades e representantes da comunidade.

Agenda

714À tarde, o presidente da Ebserh realizou visita a todas as estruturas do Hospital Escola, passando pelos ambientes de atendimento hospitalar, ambulatorial, localizado junto à Faculdade de Medicina, e domiciliar. Manteve ainda reunião com a governança do HE, quando avaliou trabalhos e prioridades. Pela manhã, reuniu-se com a Gestão da Universidade, no Lyceu, antes do evento no Hospital. Outro ponto abordado nas reuniões foi o processo de contratação dos aprovados no recente concurso público realizado de forma a preencher os quadros do HE.

Novo HE

O novo Hospital Escola, a ser erguido atrás da Estação Rodoviária de Pelotas, deverá contar com 364 leitos, número aproximado com o qual a Empresa Brasileira de Recursos Hospitalares sempre trabalhou para a organização, de 360, apesar das tentativas de ampliação para 500 vagas, realizadas entre 2011 e 2012. A quantidade é a recomendada por orientações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde, as quais são adotadas pela Ebserh.

Publicado em 22/07/2015, nas categorias Destaque, Notícias.