UFPel irá atuar no Programa Esplanada Sustentável

O desempenho do Programa de Bom Uso Energético (PROBEN) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será estendido em âmbito nacional. Um acordo de cooperação técnica foi firmado entre a Universidade e os Ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento, Orçamento e Gestão. A UFPel tem a missão de institucionalizar o PROBEN no Programa Esplanada Sustentável (PES).

O Esplanada Sustentável tem como objetivo principal incentivar órgãos e instituições públicas federais a adotarem modelo de gestão organizacional e de processos estruturado na implementação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal. São 47 órgãos participantes do PES.

Conforme explica o coordenador do PROBEN, professor Antônio César Silveira Baptista da Silva, a UFPel terá acesso ao PES de forma a conhecer o contexto e propor modificações, em intervenções que vão desde processos de gestão até programas de conscientização. Softwares desenvolvidos pela Universidade serão fornecidos e capacitações aos envolvidos também estão previstas. “É um reconhecimento ao investimento da UFPel na área de eficiência energética”, pontuou.

Inovador em alguns aspectos, entre eles a distribuição de recursos, o PROBEN da UFPel terá este como um dos principais desafios.

O PROBEN ESPLANADA, que é o nome do projeto a ser implementado na Esplanada dos Ministérios, terá o trabalho de uma equipe, inicialmente constituída de três docentes, um técnico e dois bolsistas dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.

PROBEN
O PROBEN é um programa institucional da UFPel que procura gerenciar e reduzir o consumo de energia elétrica dentro da Instituição, liderado pelo Laboratório de Conforto e Eficiência Energética, ligado ao Departamento de Tecnologia da Construção, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Sua principal característica é a redução permanente no consumo de energia elétrica, através do acompanhamento dos custos de consumo energético, além da elaboração de projetos, a fim de proporcionar melhor eficiência dos sistemas de iluminação e condicionamento nos campi e prédios da Universidade.

O programa tem proporcionado uma grande economia nos gastos com eletricidade para a UFPel. Isso quer dizer que estes recursos economizados poderão ser aplicados em outras necessidades da instituição ou mesmo reinvestidos.

Durante o ano de 2014, o custo evitado em função das ações do PROBEN representou uma economia de quase R$ 600 mil à UFPel – mais de 20% do valor pago à concessionária de energia durante o ano. Desde 2006, quando o Programa foi implementado, a UFPel já obteve uma economia de quase R$ 2,63 milhões.

Publicado em 20/07/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Proben.