Esforço coletivo pretende garantir solicitação de rematrículas

Os setores responsáveis dentro da gestão da Universidade Federal de Pelotas estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (20) para acertar os últimos detalhes relativos à abertura do processo de solicitação de rematrícula, marcado para começar nesta quarta-feira (22), a partir das 4h.

De acordo com o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, a soma dos esforços entre as Coordenações de Registros Acadêmicos e Tecnologia da Informação com os Colegiados de Curso está sendo feita para que todo o processo corra da melhor maneira possível, tendo em vista que com a greve dos técnicos administrativos o processo poderá não ocorrer dentro da habitual normalidade. A ideia é que as rematrículas sejam garantidas de acordo com o que foi deliberado pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cocepe), de forma que as aulas possam realmente começar no dia 10 de agosto.

No entanto, o grupo chama atenção para o fato de que 385 turmas do semestre letivo recém encerrado ainda não foram fechadas no sistema acadêmico, fato que impede o lançamento das solicitações de matrícula. O prazo para o registro dos dados, segundo a coordenadora da CTI, Amanda Argou, é esta terça-feira (21).

Del Pino ainda afirmou contar com a compreensão da comunidade acadêmica, já que, devido ao número insuficiente de servidores para realizar o trabalho, é possível que haja problemas nesse processo. A Coordenação de Tecnologia de Informação lembrou que, como a prioridade na confirmação de matrícula não se dá pela ordem de inserção no sistema, não é necessário que haja pressa no preenchimento das solicitações. O procedimento poderá ser realizado até o dia 29 de julho.

Confirmações de matrícula

A solicitação é apenas o primeiro passo para a matrícula. Ela não garante a vaga na disciplina. Por meio de sistema, é gerada uma lista com a ordem com a qual serão realizadas as matrículas, onde são observados critérios como a média do estudante, as aprovações e reprovações ou se o aluno é regular naquele curso. Dessa forma, a ordem de matrícula pode ser diferente da ordem de solicitação.

Por isso, a confirmação da matrícula só se dá depois do processamento dos dados pelas coordenações competentes. No dia 3 de agosto, será disponibilizada a consulta das matrículas efetuadas. Nesse momento, entra o trabalho dos Colegiados de Curso: é junto a essa estrutura que devem ser feitas possíveis alterações e soluções de problemas. O período para ajuestes nas matrículas se estende de 4 a 7 de agosto. Para os casos de matrículas especiais, ou seja, disciplinas de outros cursos, as datas estipuladas tal registro serão 10 e 11 de agosto.

A Coordenação de Registros Acadêmicos destaca que esse processo deve ser realizado somente por aqueles que já são estudantes da UFPel. Estudantes ingressantes passam por processos específicos de matrícula.