HE: Café com a direção apresenta vídeo sobre os leitos RUE

05Mais um Café com a Direção do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas foi realizado na manhã desta sexta-feira (3). A 10ª edição trouxe, por meio de vídeo, a trajetória dos leitos da Rede de Urgência e Emergência (RUE), inaugurados em setembro de 2014.

O evento contou com a presença da Secretária da Saúde de Pelotas, Arita Bergmann. “Todos nós nos enxergamos aqui, e esta é uma conquista para a comunidade da região sul, que foi construída por cada um dentro desse hospital. Esse é um momento histórico, pois agora o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) tem atendimento de primeiro mundo”, falou a secretária, após a exibição do vídeo.

O auditório do HE teve todas as suas cadeiras ocupadas pelos presentes, que, com atenção, assistiram a construção tão importante que seu trabalho proporciona. Seja na fala dos pacientes, quanto nas fotos, a emoção chegou até os olhos da superintendente do Hospital Escola, Julieta Fripp, ao ver o serviço realizado e o atendimento de excelência prestrado à comunidade: “Tratar bem não é apenas dar remédio, mas proporcionar todo o cuidado de uma equipe multiprofissional. O atendimento deve ser humanizado em todas as áreas”.

02O Hospital Escola, filial da Empresa Brasileira de Recursos Hospitalares, é a única instituição de Pelotas que proporciona atendimento 100% SUS. São 54 novos leitos para cuidado de pacientes da Rede de Urgência e Emergência. Vindos do Pronto Socorro, esses usuários utilizam o novo serviço, que promoveu mais rapidez no atendimento geral, e um importante impacto principalmente nessas pessoas. A redução do tempo de espera passou de uma semana para dois dias, que resultou em um melhor controle e tratamento de agravos à saúde.

Nesse contexto, o HE passa de pequeno a médio porte, tendo 174 leitos cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos da Saúde (CNES). “Quando olhamos esse vídeo, que demonstra todo o nosso trabalho, nos emocionamos. Os depoimentos nos fazem enxergar como os usuários se sentem, e como nosso atendimento é reconhecido”, falou o gerente de Atenção à Saúde  do HE, Eduardo Coelho Machado.

Com salgadinhos, café e suco, mais uma edição do Café com a Direção se encerrou, fazendo com que trabalhadores de diversos setores confraternizassem e entendessem a complexidade do trabalho de cada um. O próximo evento trará um compilado sobre as estruturas do hospital apresentadas nas edições anteriores, sempre buscando trazer os serviços prestados pelas mais diversas áreas do HE.

Publicado em 03/07/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Extensão, Hospital Escola.