Fotojornalista português palestra na UFPel

ricardoO Grupo Foto Comentário (GFC) promove, no dia 7 de julho, atividade com o fotojornalista português Fernando Ricardo. O encontro será às 18h, no Casarão 8, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), localizado na Praça Coronel Pedro Osório.

Dono de um vasto currículo, Fernando Ricardo irá conversar com os integrantes do GFC, com universitários e fotógrafos de Pelotas e região. Além do bate-papo, ele vai palestrar e projetar fotografias de suas peripécias pelo mundo em evento aberto ao público. No momento, uma exposição do seu trabalho está fazendo sucesso no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Antes do encontro aberto haverá, às 17h, conversa com um grupo de docentes da UFPel com o intuito de montar oficinas de fotojornalismo através de projetos de extensão.

O evento tem o apoio do Museu do Doce, do Núcleo de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e do curso de Hotelaria da UFPel.

O GFC é composto por Marcelo Soares, Luciano G. Piltcher, Alfonso Montone, Paulo Krebs, Luiz Paiva Carapeto, Fábio Caetano e Luiz Carlos Vaz. O Grupo já trouxe, em dezembro de 2014, o fotógrafo francês Pierre Yves Refalo.

Fernando Ricardo
Nasceu em Lisboa em 1951. É fotojornalista desde 1970. Fotógrafo-chefe da agência norte-americana Associated Press (AP); repórter fotográfico da agência francesa Gamma; repórter fotográfico da Agence France Presse; diretor da agência fotográfica ASF; editor coordenador chefe de fotografia na Edipresse/Imprensa, para as revistas Caras, Visão, TV Mais, Exame, Caras Decoração, entre outras; bolsista do Conselho da Europa na área de Fotojornalismo com trabalho desenvolvido na Agence France Presse em Paris. Além disso, professor de fotojornalismo no Centro de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor).

Frequentou o curso de Jornalismo e o curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas Artes. Na Associated Press, fez inúmeras reportagens internacionais, muitas delas em cenários de guerra, na África e no Oriente Médio, principalmente em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, Zaire, Burundi, Ruanda, Gâmbia, Congo, Marrocos, Costa do Marfim, Gabão, Botswana, Zimbabwe, Tanzânia, Quênia, Namíbia, Argélia, Israel, Palestina entre outros. Realizou a cobertura fotográfica, como fotojornalista editor, de mais de 20 viagens do Papa João Paulo II para a AP.

Fotografou campeonatos de futebol do mundo e da Europa, Jogos Olímpicos de Barcelona, além de cinco épocas do Circuito Mundial de Fórmula 1.

Tem fotografias publicadas na imprensa mundial em jornais como Herald Tribune, New York Times, Washington Post, Boston Globe, Time, Newsweek, New York Post,  Stern, Der Spiegel, Paris Match, L’Expresse, Figaro, Times of London, Sunday Times, Guardian, El Pais, Expresso, Visão, A Bola, entre outros.

Atualmente, é fotojornalista freelance e Getty Image Contributer.

Publicado em 01/07/2015, na categoria Notícias.