Novo ônibus para viagens é entregue

2Um ônibus Marcopolo modelo G7 é a nova aquisição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Com capacidade para transportar 40 passageiros, o veículo será utilizado para viagens de médias distâncias – até o estado do Paraná. A entrega foi feita na manhã desta terça-feira (16).

Com o respaldo de uma marca referência no segmento de transportes, a Marcopolo, e motor Volkswagen, o novo ônibus é equipado com ar-condicionado, bancos reclináveis com cinto de segurança, porta-revistas e porta-copos, sistema de som e DVD, microfone e sistema de áudio individual. Abastecido com Diesel S-10, contribui para o controle de emissão de poluentes.

O banheiro, ecológico, possui acionamento de água e sabonete com sistema de toque, o que garante maior higiene.
Além dos passageiros, os motoristas também terão conforto para desempenhar sua atividade. A cabine, moderna, possui um painel de controle com comandos agrupados próximo ao condutor. À frente, uma cabine auxiliar para descanso do segundo motorista também é destaque.

1O veículo foi adquirido por meio do Plano Anual de Aquisição de Veículos de 2014 (PAAV) e o investimento foi de R$ 550 mil.

A nova aquisição soma-se aos outros três ônibus de viagens que a UFPel possui, que alternam-se entre o deslocamento de passageiros e manutenções corretivas e preventivas. Os veículos dedicam-se a aulas práticas, visitas técnicas e viagens – pelo edital de Apoio a Eventos e de pós-graduação e extensão, conforme o planejamento do Núcleo de Transporte da UFPel.

De acordo com o chefe do Núcleo, Jeremias Lerm, a nova aquisição qualifica a frota. Um ônibus novo representa menor custo de manutenção, de consumo e de probabilidade de imprevistos na estrada, conferindo mais segurança para passageiros e motoristas.

Segundo o reitor Mauro Del Pino, a intenção da gestão é qualificar a política acadêmica que busca viabilizar aos estudantes e servidores a participação em eventos e atividades em outros estados. “Possibilita um incremento dessas viagens e atende a um dos quesitos fundamentais, que é a segurança da comunidade”, destacou.

3O novo ônibus da UFPel já pega a estrada na mesma noite. O veículo transportará um grupo de alunos e professores do curso de Turismo à Foz do Iguaçu.

Publicado em 16/06/2015, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Transporte.